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Novo motor 1.5 TSI da Volkswagen pode chegar a 272 cv

Brasil ainda usa o 1.4 TSI, enquanto na Europa a segunda geração do 1.5 TSI estreia mais econômico e eficiente do que nunca
Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]
Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]

Enquanto o Brasil ainda usa o motor 1.4 TSI em uma grande parcela de seus modelos, lá na Europa e até na Índia a marca o substituiu pelo 1.5 TSI mais moderno e econômico. Só que agora a marca alemã apresentou o 1.5 TSI evo2, uma melhoria considerável do motor turbo, que pode chegar até a 272 cv e beber menos que o 1.0 TSI do Polo.

O primeiro modelo da Volkswagen a receber o novo motor 1.5 TSI evo2 é o T-Roc reestilizado e seu irmão T-Roc Cabriolet. O modelo é equivalente ao Taos na linha de SUVs da Volkswagen, mas tem porte parecido com o do nosso T-Cross (o europeu é menor) e um toque de SUV cupê. Ele é derivado do Golf, da mesma maneira que T-Cross e Nivus nascem a partir do Polo.

Tanto o 1.4 TSI brasileiro, quanto o 1.5 TSI e o novo 1.5 TSI evo2 fazem parte da família EA 211 lançada em 2012. A primeira evolução aconteceu em 2016, coincidentemente quando a Volkswagen do Brasil passou a usar o motor original em mais modelos em nosso país. A nova mudança acontece agora em 2022 e pode chegar por aqui no futuro.

Volkswagen 1.5 TSI evo2 [divulgação]
Volkswagen 1.5 TSI evo2 [divulgação]

Quatro cilindros que vira dois cilindros

A evo2 agora conta com sistema de desativação de cilindro mais eficiente. Em situações de pouca exigência do motor, ele pode rodar com metade dos quatro cilindros desligado: ou seja, se torna um motor dois cilindros. A nova geração permite usar o sistema por mais tempo e a queima de combustível foi otimizada.

O conversor catalítico de três vias foi substituído por um modulo de controle de emissões fechado mais eficiente e que usa menos metais preciosos em sua composição. Além disso, já torna o motor evo2 cumpridor da norma Euro 7 que entrará em vigor em breve na Europa.

Volkswagen T-Roc [divulgação]
A Volkswagen revelou que o motor manteve os 150 cv de antes e que são os mesmos do motor menor brasileiro. Contudo, não divulgou o torque, que pode ter aumentado. O 1.5 TSI atual tem os mesmos 25,5 kgfm do 1.4 TSI de Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross Highline e Taos. Contudo, o evo2 pode chegar a 272 cv por meio de sistemas híbridos.

Há também confirmação da marca sobre o uso de combustíveis renováveis no 1.5 TSI evo2, que pode incluir o etanol usado no Brasil. Na Europa fala-se sobre uma versão TGI que usa gás natural e já está disponível em diversos modelos da marca.

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João Brigato

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