Destaque Novidades

Novos Renault Sandero, Logan e Stepway 2021 parcialmente revelados

Recentemente renovados no Brasil, o trio Sandero, Logan e Stepway da Renault ficará defasado em relação aos modelos da Dacia
Teaser revela visual de Sandero, Logan e Stepway 2021 [divulgação]
Teaser revela visual de Sandero, Logan e Stepway 2021 [divulgação]

A demora em lançar as reestilizações dos Renault Sandero, Logan e Stepway no Brasil cobrou seu preço. A Dacia revelou um teaser que antecipa a terceira geração dos compactos de baixo custo. Imediatamente as variantes brasileiras ficaram defasadas, mesmo que eles tenham mudado há apenas um ano e de maneira profunda.

Usando técnicas de edição de imagem, clareamos a foto do novo Stepway 2021, o que revelou como será o desenho dos novos compactos da Renault. Tal qual aconteceu com o Duster, eles evoluirão sem perder conexões visuais com o que é produzido hoje.

Dacia Logan 2021 teaser [divulgação]
Prova disso é o desenho dos faróis e da grade frontal é praticamente idêntico ao dos atuais Sandero, Logan e Stepway. A diferença é que o conjunto óptico está mais estreito e esguio, dando um certo ar de modernidade.

O para-choque do Stepway recebe uma grande entrada de ar lateral que segue a curvatura da caixa de roda. Ainda há plásticos pretos, como era esperado, mas em menor quantidade que hoje, deixando o visual aventureiro mais discreto

Como a Renault pretende lançar o SUV subcompacto Kriger em alguns mercados, o Stepway precisa ficar com mais cara de aventureiro do que com aparência de hatch que quer ser um SUV. Os teasers de Sandero e Logan não revelaram nada sobre o visual deles.

Dacia Sandero 2021 teaser [divulgação]
Dacia Sandero 2021 teaser [divulgação]
Base e visual de Clio

O que é certo, no entanto, é que os modelos Dacia e os Renault terão ainda mais diferenças nessa nova geração. O grupo francês entendeu que o público deles é diferente, por mais que em nenhum país haja Renault Sandero e Dacia Sandero rodando nas ruas ao mesmo tempo.

Os modelos Renault terão visual mais sofisticado e seguirão a linguagem de design usada em Mégane, Scénic, Talisman, Koleos e Captur (europeu). Prova disso é a lanterna traseira espichada do Sandero brasileiro e a oferta de câmbio automático, nunca oferecido no modelo Dacia.

Mas a maior evolução que sofrerão Sandero, Logan e Stepway, independentemente de serem Renault ou Dacia, será na plataforma. Sai de cena a antiga base B0 usada desde a primeira geração, entra a nova modular CMF-B que já teve sua produção confirmada no Brasil, inclusive pela Nissan.

Dacia Stepway 2021 teaser [divulgação]
Dacia Stepway 2021 teaser [divulgação]
A base é a mesma usada pelo Clio e pelo Captur na Europa, porém em variação de baixo custo destinada a mercados emergentes e modelos da Dacia. Ela promete maior sofisticação, modularidade e tecnologia. Em porte, o trio deverá crescer a ponto de atingir medidas do segmento médio, mas ainda serão posicionados em valor no segmento de compactos.

Sandero Turbo

É bastante provável que a Renault espere a chegada da nova geração do trio para renovar a motorização. A marca prepara o novo motor 1.3 TCe turbo  para estrear no Captur reestilizado no Brasil, enquanto o 1.0 TCe turbo poderá chegar somente ao Duster futuramente.

Assim, somente quando trocar de geração, Sandero, Logan e Stepway devem adotar o novo motor 1.0 três cilindros turbo para se alinhar aos concorrentes. O esportivo Sandero RS deverá usar o motor 1.3 turbo na nova geração e finalmente aposentar o 2.0 quatro cilindros oriundo dos tempos da Scénic.

>>Renault Alaskan de entrada, que parece Kwid picape, nasce na Argentina

>>Renault (Dacia) Logan perde força e começa a sair de linha na Europa

>>Governo japonês queria juntar Nissan com Honda para fugir da Renault

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar