Curiosidades Destaque

Peugeot 206 0km com teto panorâmico existe até hoje no Irã

Vendido no Irã pela Iran Khodro, Peugeot 206 serve de base também para outros quatro modelos, mas não é o Peugeot mais velho em produção
IKCO Peugeot 207 com teto solar [divulgação]
Compartilhar

Atualmente no Brasil e na Europa estamos na segunda geração do Peugeot 208. Isso significa que o icônico Peugeot 206 já foi substituído ao menos três vezes. Mas saiba que o hatch compacto segue firme e forte em produção no Irã, onde ainda é possível comprar não somente ele como um modelo zero km, mas também o 207 em versão brasileira.

Criada em 1962, a Iran Khodro, ou ICKO, é uma companhia nacional do Irã e produz carros sob licença de diversas montadoras e outros modelos próprios. Sua parceira mais forte é a Peugeot, mas a marca iraniana já produziu modelos da Renault e hoje também faz alguns carros da chinesa Haima. 

O modelo mais antigo da marca é o Pars. Feito desde 1992, ele não passa de um Peugeot 405 reestilizado inúmeras vezes. Vale lembrar que o 405 foi feito na Europa de 1987 a 1997, mas que segue em produção até hoje no Irã. A marca, inclusive, fez versões com tração traseira dele e hoje conta com a picape Arisun, derivada do velho sedan da Peugeot. 

IKCO Peugeot Pars [divulgação]
IKCO Peugeot Pars [divulgação]

206 zero e 207 com teto

Mas o principal produto da IKCO é o Peugeot 206. O modelo é vendido por lá em seu formato original e também na estranha versão sedan. Para aumentar a família, a montadora iraniana também oferece o 207 brasileiro (que não passa de um 206 reestilizado) nas versões hatch e sedã.

Além disso, eles contam com o IKCO Runna. O modelo é derivado do Peugeot 206 sedã, mas visual próprio tanto por dentro, quanto por fora. O maior destaque do modelo e do 207 é a versão Panoramic, que conta com teto panorâmico fixo no mesmo estilo dos Peugeot modernos. É um item nunca oferecido para o 206 original, muito menos para o 207 brasileiro. 

Todos eles vêm com o mesmo motor 1.6 quatro cilindros aspirado que a Peugeot e a Citroën usam até hoje no Brasil no 208 e no C3. Lá no Irã são 113 cv que podem ser pareados com uma transmissão manual de cinco marchas. Mas só o 207 traz opção de câmbio automático de seis marchas, novamente, exatamente o mesmo usada no Brasil. 

>>Chery vai se separar em três marcas no Brasil e na Europa

>>CAOA Chery corta relações com a Globo com fim de contrato

>>Novo Fiat Uno / Panda mira em BYD Dolphin e GWM Ora 03

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa