Destaque Moto+ Novidades

Rastreador de moto é aconselhável?

Equipamento exige cuidados extras e consome bateria mesmo quando a motocicleta está desligada
Corredor de motocicletas (divulgação)

Por que o mercado precisa de rastreamento para motocicletas? Definitivamente, porque esse serviço de rastreador de moto emergiu para compensar uma lacuna: as motos que, por diversos motivos, não são cobertas por seguro. Mas, antes de instalar tal equipamento na moto, é importante verificar os detalhes de seu funcionamento, pois alguns tipos ficam ligados o tempo todo, consumindo bateria e, consequentemente, podendo até comprometer sua vida útil.

E é, justamente, para que você não fique ‘na mão’ que alguns fabricantes do componente resolveram aperfeiçoar o equipamento por meio do desenvolvimento do modo ‘sleep’ (dormir, em português). Com esse recurso, o rastreador permanece com o consumo próximo de zero e só volta a consumir bateria normalmente após detectar algum movimento da moto.

De acordo com o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o recurso não garante que a bateria não irá descarregar, mas permite maior tempo de uso sem esse risco. Esse período, evidentemente, pode variar de acordo com o modelo da moto e sua respectiva bateria – a que tiver uma bateria com maior relação ampère/hora poderá ficar mais tempo desligada sem descarregá-la.

Funcionalidade do equipamento
Vale lembrar que nenhum rastreador garante totalmente que seu bem seja localizado em casos de sumiço. Esse tipo de recurso envolve algumas variáveis que podem fugir do controle da empresa de rastreamento – elas podem antecipar o problema, mas nem sempre resolver.

A maioria dos equipamentos precisa de uma operadora de celular para fazer o monitoramento da moto e, como se sabe, os acidentes geográficos dificultam a transmissão do sinal em alguns momentos, impossibilitando a localização do veículo. Portanto, é eficaz, porém, pode, sim, te deixar no prejuízo.

Veja mais:

>> Piloto de moto faz manobras dentro de museu

>> Motos: emplacamentos recuam quase 63%

>> Ducati Panigale V4 R: esportiva ganha releitura de Lego

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Encontre peças e acessórios