Novidades

Renault finalmente mata o câmbio automático de 4 marchas no Brasil

Com isso, apenas CAOA Chery Tiggo 2 e Toyota Etios ainda são vendidos no Brasil com câmbio automático de 4 marchas

Renault Oroch [divulgação]
Renault Oroch [divulgação]

Depois de reduzir a gama de versões de Captur e Sandero, a Renault também colocou fim a algumas variantes da picape Oroch. Com isso, a marca francesa finalmente deixa de oferecer carros com câmbio automático de quatro marchas no Brasil.

Com isso, os ainda resistentes CAOA Chery Tiggo 2 e Toyota Etios se tornam os únicos carros à venda no país com o antiquado layout de câmbio. A alteração na gama de versões da picape Oroch colocou fim à versão Dynamique 2.0 e à versão de entrada Express com motor 1.6 SCe de 118 cv e 16 kgfm de torque.

A variante topo de linha da picape Oroch contava com o mesmo 2.0 quatro cilindros com 150 cv e 20,4 kgfm de torque usado pelo Sandero RS. Com isso, o esportivo se torna o único da gama a contar com o motor aspirado dos tempos da Scénic, visto que o Captur 2.0 também saiu de linha.

Renault Oroch Expres (divulgação)

Tanto Captur 2.0, quanto Oroch 2.0, eram os últimos carros da Renault a contar com câmbio automático de quatro marchas. Contudo, enquanto o SUV compacto continua a ter versões sem pedal de embreagem, agora associadas ao motor 1.6 SCe, a picape passou a ser vendida somente com câmbio manual.

Nova Oroch vem aí

A esperança é que a segunda geração da Renault Oroch, programada para ser lançada em 2022, seja equipada com câmbio automático CVT. Ela será baseada no novo Duster, que conta com motor 1.6 e transmissão CVT. Ainda assim, a estrela da gama deverá ser o motor 1.3 turbo associado ao câmbio automático.

Esse conjunto mecânico estreia no Renault Captur reestilizado e será feito na medida para que a Oroch finalmente possa encarar a Fiat Toro em pé de igualdade. Afinal, enquanto a picape do Duster tem apenas versões manuais, a configuração menos vendida da Toro é justamente a que possui pedal de embreagem.

>>Renault Sandero agora só com motor 1.0 no Brasil ou esportivo RS

>>Prestes a mudar, Renault Captur agora só tem versão Bose de R$ 112.890

>>VW Golf, Renault Clio e Peugeot 208: mais vendidos da Europa em 2020