Destaque Novidades

Segredo: Renault Logan 2022 ficará assim e pode até mudar de nome

Apesar de ainda serem desenvolvidos juntos, compactos de baixo custo da Dacia e da Renault se afastarão, tanto que Logan pode mudar de nome
Renault Logan 2022 [Cochespias]
Renault Logan 2022 [Cochespias]

Desde que a terceira geração dos Dacia Sandero, Logan e Stepway foi revelada na Europa, rumores sobre a interpretação Renault do trio começaram a circular pelas redes. A marca francesa já havia anunciado que eles se distanciarão muito mais do que hoje. Prova disso é que o Logan pode até mudar de nome.

Tal qual hoje, a parte central dos modelos Dacia e Renault é igual, mas o Logan da Europa e o do Brasil terão visual totalmente diferente no restante. A estratégia segue o que a marca francesa fez com o Sandero por aqui em sua última reestilização, como comprovam patentes vazadas pelo Cochespias.

Tempero francês

A dianteira do novo Logan 2022 será influenciada pelos modelos europeus. Lá fora, todo Renault tem prolongamento em C nos faróis, algo que será incorporado no sedã compacto, ainda que de maneira discreta.

O capô é modificado para receber o logotipo da Renault e a grade frontal é bem maior do que dos modelos Dacia. Já o para-choque tem abertura de ar central única que fica conectada às luzes de neblina por um friso preto.

Renault Logan 2022 [Cochespias]
Renault Logan 2022 [Cochespias]
É atrás onde, finalmente, o Logan da Renault se diferenciará do da Dacia. As lanternas no modelo francês invadem a tampa do porta-malas e são maiores. O formato em L segue o que foi feito com o Captur europeu e devem contar com iluminação em LED como é feito no Sandero atualmente.

Logan só que não

A surpresa, no entanto, ficou por conta do nome escrito na traseira. Fora do Brasil, o Logan também é chamado de Symbol, mas há uma nova nomenclatura ali. A baixa definição da imagem não deixa claro o nome, mas parece algo como Taliant.

O nome Thalia, que é parecido, já foi usado pela Renault no Clio Sedã, o que abre uma grande possibilidade. Essa mudança de batismo no Logan pode ser por conta da separação entre a versão Renault e a Dacia. Contudo, aqui no Brasil o nome do sedã compacto é bastante forte e é de se duvidar que a marca francesa venha a fazer essa mudança.

Renault Logan 2022 [Cochespias]
Renault Logan 2022 [Cochespias]
O interior é o que já havia sido mostrado nos modelos Dacia. Está lá o novo volante da Renault que estreou no Logan e no Sandero reestilizados. Já os comandos de ar-condicionado e a central multimídia flutuante vieram do novo Duster. O acabamento está evidentemente melhor e haverá mais tecnologia.

Vem turbo

Além da grande mudança de visual e plataforma, que passa a ser a modular CMF-B, o novo Renault Logan terá motor novo. A ser incorporado também no Sandero e no Stepway, o 1.0 TCe três cilindros turbo deverá ter potência acima dos 120 cv e torque de mais de 20 kgfm, seguindo a cavalaria dos rivais.

Esse motor será ligado à transmissão automática do tipo CVT já usada hoje pelos Renault 1.6 aspirados. Há possibilidade de câmbio manual como o Chevrolet Onix Turbo, mas Hyundai HB20 T-GDi e Volkswagen Polo TSI já mostram que o público está ok em ter somente o automático com turbo.

A Renault deve fazer melhorias no 1.0 aspirado a fim de extrai mais potência. Com isso, o motor 1.6 deverá sair de linha ou ficar restrito a uma versão intermediária. Haverá ainda um motor 1.3 turbo hoje usado pela Mercedes. Ele estreia no Captur, depois vai ao Duster e poderá chegar ao Sandero RS em substituição ao 2.0 da Scénic.

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos

>>Hyundai HB20 N poderia ser o meio termo entre Polo GTS e Sandero RS

>>Novos Sandero e Logan 2021 ficam mais sofisticados que Polo e Virtus

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar