Baseado na arquitetura Neue Klasse, o futuro BMW i3 foi flagrado em testes pela primeira vez. Ele será a versão elétrica do sedã popular Série 3. Sua estreia está prevista para acontecer apenas em 2026, logo após a chegada do SUV iX3. É por isso que o sedã elétrico foi visto com camuflagem pesada.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
Quem fez o flagra foi o portal internacional Carscoops. O i3 foi visto na Alemanha. Ele será inspirado no conceito Vision Neue Klasse, revelado em 2023. Mas, terá mudanças a favor de uma pegada mais tradicional e não tão futurista. Ainda assim, a marca pontua que seu desenho será claro, elegante e atemporal.
Na dianteira, o novo BMW i3 seguirá basicamente a estética do conceito Vision Neue Klasse. Mas, terá faróis de LED maiores, grade larga e em posição mais baixa e terá o frunk. Ele servirá como um porta-malas dianteiro. Todavia, o conjunto transmitirá uma pegada um pouco mais futurista, fator comum entre os carros elétricos.
Terá tudo isso de motor e potência?
Nas laterais, se destacam as caixas de rodas levemente salientadas na carroceria. Além disso, suas rodas deverão ter novo desenho e que aperfeiçoe sua aerodinâmica. Na traseira, pode-se esperar por lanternas de LED. Só que, não há confirmação se elas serão interligadas ou separadas.
Ao mesmo tempo que o visual exterior se destaca na multidão, a cabine do BMW i3 promete ser um chamariz. Ele estreará o sistema Panoramic Vision da montadora. Então, o público pode esperar por uma ampla tela ocupando a largura total do painel. Um dos dispositivos funcionará como a central multimídia.
No entanto, o Vision Neue Klasse de 2023 tinha uma cabine com ar futurista, materiais coloridos e apenas quatro assentos. Por sua vez, o futuro i3 terá ar mais tradicional e cinco bancos. Desse modo, acomodará com mais facilidade seus ocupantes. Porém, quem deve se destacar também é sua motorização.
Rumores apontam que uma versão mais acessível traga um motor elétrico com cerca de 300 cv. Mas, as versões mais caras deverão ter dois motores e mais potência embarcada. Tem ainda a expectativa que o M3 elétrico conte com quatro motores e aproximadamente 1.340 cv. Todavia a montadora não confirma esse rumor.
Virá ao Brasil?
De acordo com os executivos da BMW, o novo i3 deverá usar um conjunto de baterias de última geração. Além de permitir carregamento rápido, fornecerão uma autonomia de aproximadamente 800 km. Vale pontuar que a chegada do i3 não colocará um fim definitivo no Série 3 a combustão.
Eles conviverão por um tempo nas concessionárias da fabricante. Seus principais rivais serão o Audi A4 e-Tron, o sucessor elétrico do Mercedes-Benz Classe C e até o Tesla Model 3. Porém, sua data oficial de chegada, preços e possível vinda ao Brasil não foram confirmados até o momento.
Como você acha que será o visual do BMW i3 debaixo dessa camuflagem? Conte nos comentários
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval