Novo SUV da Toyota

Depois da Hilux barata, Toyota deve ter um SW4 de baixo custo

A Toyota deve aproveitar a plataforma da nova Hilux Champ para lançar um SUV com apelo off-road, sendo uma espécie de SW4 barato

Projeção do novo SUV da Toyota [reprodução/CarScoops]
Projeção do novo SUV da Toyota [reprodução/CarScoops]

A Toyota segue em busca de diversificar suas opções de modelos. Com a Hilux se tornando cada vez mais sofisticada, a empresa lançou a Hilux Champ para ser um veículo mais comercial e com um custo menor, sendo vendida em alguns mercados por preço equivalente a R$ 63 mil. 

Agora, além da Hilux Champ, a Toyota trabalha em um SW4 de baixo orçamento e feito sobre a mesma plataforma. Segundo as últimas informações da mídia internacional, a marca japonesa deve lançar o modelo como Land Cruiser FJ e deve apresentar o SUV até o final deste ano.

No Brasil, o nome Land Cruiser não é tão forte, mas no exterior é um dos modelos mais tradicionais da fabricante. Por aqui, o modelo foi vendido em alguns momentos com este nome, mas é mais conhecido como Bandeirante, que foi a segunda e terceira geração do Land Cruiser internacional. 

Hilux Champ
Toyota Hilux Champ [Divulgação]

Com o passar dos anos, o SUV foi se tornando cada vez mais sofisticado, processo semelhante ao que aconteceu com a Hilux. Por isso, o futuro SUV de baixo orçamento deve ser lançado para ser um sucessor espiritual do antigo Land Cruiser/Bandeirante.

SUV da Toyota rival do Suzuki Jimny

A proposta para este SUV derivado da Hilux Champ é semelhante a do Suzuki Jimny. Ele deve manter a estrutura de carroceria montada sobre um chassis, em vez de utilizar uma estrutura monobloco. Além disso, o modelo deve ter um forte apelo off-road, daí a comparação com o Jimny. No entanto, o modelo da Toyota será bem maior. Segundo os rumores, ele deverá ser um pouco maior que o Corolla Cross, mas menor que o RAV4. 

Hilux Champ
Toyota Hilux Champ [Divulgação]

Ao contrário da tendência atual, o novo modelo da Toyota não deve ter motores híbridos, ao menos no Japão. Em vez disso, a fabricante deve apostar no motor 2.7 a gasolina aspirado de 166 cv, que já é utilizado na Hilux Champ. Em outros mercados, a Toyota pode sim eletrificar o modelo, mas vai depender dos planos específicos para cada país.

Por mais que o nome Land Cruiser seja bastante forte no exterior, talvez fizesse mais sentido se a Toyota incorporasse o nome SW4 de alguma maneira. Afinal, a caminhonete adotou o nome Hilux Champ. E como o SW4 sempre foi o SUV da Hilux tradicional, faria mais sentido a marca aproveitar a mesma lógica. No entanto, somente o tempo vai dizer como será este modelo e qual será de fato o seu nome.

Acha que a Toyota está certa em apostar em um novo SUV off-road de baixo custo? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> VW desiste de matar a Seat e renova seus Polo e T-Cross

>> Audi comemora 30 de Brasil com RS6 especial e Q6 e-tron

>> BMW Neue Klasse X antecipa novo iX3 e tem grade normal