No Brasil hoje, existem apenas quatro marcas que chamam carros semi-híbridos de Hybrid: Fiat, Peugeot, CAOA Chery e Kia. Mas a Stellantis vai parar com essa mania controversa no ano que vem. Segundo fontes internas ouvidas pelo Auto+, as críticas da imprensa e confusões causadas pelo público fizeram o grupo tomar uma atitude.
Era para a nova nomenclatura para carros semi-híbridos estrear no Salão do Automóvel de São Paulo com o Jeep Avenger. Mas a Stellantis tomou a decisão muito recentemente e não houve tempo para essa alteração. Contudo, a versão de produção do Jeep Avenger já vai trazer a mudança.
Quais são os Hybrid que são semi-híbridos?
Hoje modelos como os Fiat Pulse e Fastback, nas versões Audace e Impetus, além dos Peugeot 208 e 2008 na versão GT são tratados como Hybrid. Contudo, os modelos contam com sistema semi-híbrido (MHEV) no qual o motor elétrico apenas auxilia o motor a combustão, reduzindo seu esforço e diminuindo emissões de poluentes.

Só que, como esse motor elétrico não é capaz de movimentar as rodas sozinho, esse sistema não deveria ser chamado de híbrido. Afinal, um carro híbrido de verdade é quando os dois motores são capazes de movimentar as rodas sozinhos. Por isso também que um Leapmotor C10 REEV não é híbrido, pois o motor a combustão não movimenta as rodas.
Apesar de ser um sistema genial e feito de maneira relativamente simples, o grande problema da Stellantis sempre foi chamar esses carros de Hybrid. Com isso, cria-se uma confusão na cabeça do consumidor em achar que são carros híbridos de verdade, como um Toyota Yaris Cross ou um Omoda 5. O que não é o caso.

Sai Hybrid, entra MHEV
Para encerrar de vez essa polêmica, a partir do Jeep Avenger, será adotada a sigla MHEV em substituição ao Hybrid. É um ponto extremamente positivo que a Stellantis tenha reconhecido o erro e passe agora a adotar uma estratégia de nomenclaturas mais clara em seus carros.
Com isso, teremos os modelos T200 Hybrid com sua nomenclatura substituída por T200 MHEV. Isso engloba os já lançados Peugeot 208 GT e 2008 GT, além dos Fiat Pulse e Fastback nas versões Impetus e Audace. Já os futuros lançamentos com esse motor, como os Citroën Aircross e Basalt, além do Jeep Avenger, já nascerão com a nomenclatura nova.

Goiana também
Essa estratégia se estenderá aos modelos 1.3 turbo de codinome T270. Diferentemente dos T200 que usam sistema semi-híbrido de 12V, os modelos com motor maior vão com sistema 48V. Ele é mais complexo, com mais potência e capaz de ser ainda mais eficiente. Só que, como o motor elétrico não movimenta as rodas, não é híbrido.
Por isso, a Stellantis também vai adotar a sigla MHEV para esses carros. No caso, T270 MHEV. A lista de carros que receberão esse motor semi-híbrido 1.3 turbo é contemplada somente por modelos produzidos em Goiana, Pernambuco, e feitos com a plataforma Small Wide.

Portanto, teremos como novos modelos T270 MHEV os Jeep Renegade (que vai ganhar novo interior), Compass e Commander, além da Fiat Toro. A Ram Rampage não terá essa motorização por não oferecer motor 1.3 turbo em seu portfólio.
Você concorda com a mudança de nomenclatura dos carros semi-híbridos da Stellantis? Conte nos comentários.
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