A eletrificação entrou com tudo na Stellantis. Depois de Pulse e Fastback ganharem motor 1.0 turbo semi-híbrido, agora o conjunto parcialmente eletrificado será espalhado para os modelos franceses da Peugeot e Citroën. Sem pudor ou camuflagem, o Peugeot 208 Hybrid foi flagrado exibindo o novo logo.
O logotipo Hybrid aparece na traseira do Peugeot 208, logo acima do emblema Turbo 200 que indica seu motor 1.0 turbo. Apesar de não ser um híbrido de verdade, a Stellantis insiste nessa nomenclatura, adotando uma estratégia que CAOA Chery e Kia também empregam no Brasil.
Ou seja, esse Peugeot 208 Hybrid só não é um híbrido de verdade porque seu motor elétrico, o qual substitui o motor de partida e o alternador, não consegue mover as rodas sozinho. Ao não fazer isso, não é possível chamar o carro de híbrido. Mas o regulamento brasileiro diz que é possível por parte do consumo ser feito com eletricidade.

Apesar de não ser justa na nomenclatura, a Stellantis merece elogios por adotar esse sistema no Brasil, sendo o primeiro desenvolvido localmente. Ele combina o motor 1.0 três cilindros turbo a um pequeno motor elétrico que alivia seu esforço, reduz consumo e emissão de poluentes. A tendencia é que todo motor seja assim no futuro.
Números não mudam
A transmissão é a já conhecida CVT, que não sofre alterações. Assim como os números de potência e torque não são alterados com a eletrificação, mantendo 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Por enquanto, esse conjunto só está nos Fiat Pulse e Fastback, mas o flagra feito por Rafael Freitas prova que o Peugeot 208 Hybrid vem aí.


Esse conjunto será disponibilizado também para outros modelos do lado francês da Stellantis, como o SUV compacto 2008 e os irmãos Citroën Basalt e Aircross. Todos eles serão parcialmente eletrificados ainda em 2025.
Você prefere o Peugeot 208 turbo regular ou a nova versão semi-híbrida? Conte nos comentários.


