A Audi está com o forno ligado preparando suas novas gerações de carros, com novas plataformas, design atualizado e motores eletrificados. E um dos modelos mais aguardados dessa virada é o icônico RS6 Avant, perua esportiva que é referência mundial e que agora se prepara para entrar na era dos híbridos plug-in.
De acordo com informações publicadas pelo site Motor1.com, a nova geração do RS6 Avant já roda em testes na Europa, ainda camuflada, mas sem esconder detalhes extremamente importantes para nós, amantes de carros, e principalmente das station wagon.
Pelos flagras deu para reparar nas enormes saídas de escape, típicas da divisão RS. Mas a grande novidade é justamente a eletrificação, o modelo será um híbrido plug-in, unindo o tradicional motor V8 biturbo 4.0 a um sistema elétrico que pode aumentar a potência total para até 730 cv.

Atualmente, o RS6 Avant Performance entrega 630 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Com o novo conjunto híbrido, o ganho será de pelo menos 100 cv, o que garante que a próxima geração supere com folga os números da atual.
Apesar de existirem rumores sobre a adoção de um V6, os flagras de protótipos em movimento deixam claro que ainda é o ronco do típico V8 que dá aquele alívio aos puristas.

No design, a base não vai fugir das linhas mostradas do recém-lançado Audi A6 Avant, considerado a perua mais aerodinâmica já feita pela marca com motor a combustão.
Para a versão RS, claro que a perua ganhará aprimoramentos esportivos, como para-choques exclusivos, grade maior para refrigeração, rodas esportivas e todos os elementos visuais típicos da linha RS.
Interior de luxo e esportividade

Por dentro, a inspiração também vai seguir o novo A6 Avant, que já estreou com um painel digital curvo e duas telas principais de 11,9 e 14,5 polegadas além de uma terceira para o passageiro. O acabamento deve seguir o padrão premium da Audi, mas com detalhes exclusivos da linha RS, como bancos esportivos e volante específico.
Nada de RS6 elétrico
Quem esperava uma versão totalmente elétrica terá que esperar. Segundo rumores, a Audi cancelou o projeto do RS6 e-tron por falta de demanda global, mas confirmou que trabalha em outros modelos esportivos na plataforma elétrica PPE, que serve de base para a família e-tron. Ou seja, por enquanto, o RS6 seguirá fiel à fórmula do motor a combustão com auxílio elétrico.

A estreia oficial ainda não tem data, mas a previsão é que o novo RS6 Avant seja revelado em 2026 e comece a ser vendido em mercados como Europa e Estados Unidos somente entre o fim de 2026 e o início de 2027.
Contexto no Brasil
No Brasil, a transição da Audi já começou. A marca iniciou a pré-venda do novo Q5 e do SQ5, além de ter lançado recentemente a linha A5 renovada e de expandir a oferta da família elétrica e-tron.
![Audi RS6 Avant Performance [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/audi-rs6-avant-performance-1-1320x792.jpg)
O Audi RS6 Avant desembarcou por aqui em 2003 e recebeu sua segunda geração em 2008. Em 2013, a terceira geração com motor 4.0 V8 Biturbo de 560 cv deu as caras e ficou presente até 2019. E em 2020 até os dias atuais convivemos com a quarta geração da perua, que parte de R$ 1.251.990 e oferece o motor V8 4.0 Biturbo de 630 cv e 86,7 kgfm de torque com câmbio automático de oito marchas.
Se a expectativa de chegada é só no final de 2026, por aqui podemos esperar a quinta geração somente em 2027.
Gostou do novo visual que deve ficar para o Audi RS6 Avant? Deixe seu comentário!



