Salão de Genebra

Novo Sandero vai ter versão elétrica nos próximos anos

Longe do Brasil, o Sandero sobrevive na Europa por conta da Dacia, sendo um sucesso de vendas, e deve ter uma versão elétrica até 2028

Dacia Sandero [divulgação]
Dacia Sandero [divulgação]

A próxima geração do Sandero vai ter uma versão totalmente elétrica. Quem afirmou isso foi o CEO da Dacia, Denis Le Vot, que anunciou que a próxima geração do hatch contará com uma variante totalmente elétrica quando for lançada em 2027 ou 2028.

O Sandero é o carro mais vendido da Dacia, a marca de entrada do Grupo Renault. Com 235.839 vendas em 2023, o hatchback compacto foi o segundo carro mais vendido na Europa, de acordo com dados da Dataforce, ficando atrás apenas do Tesla Model Y. A geração atual do Sandero foi lançada em 2020 e nunca veio para o Brasil.

No entanto, a geração atual não possui uma opção eletrificada. Isso mudará quando a próxima geração chegar ao mercado, conforme Le Vot  disse na entrevista à Automotive News Europe durante o Salão de Genebra.

Dacia Sandero [divulgação]
Dacia Sandero [divulgação]

“A próxima geração do Sandero terá um motor a combustão, mas também terá uma versão elétrica”, disse ele. “Ele será lançado em 2027 ou 2028 e será produzido até 2035”, quando a União Europeia exigirá que as vendas sejam apenas de carros de emissão zero.

Novo Duster depois do Sandero

Após o Sandero, a Dacia vai planejar a quarta geração do Duster, prevista para 2032. Vale lembrar que a terceira geração do Duster já foi revelada na Europa, e tem uma versão híbrida. A base do modelo é a plataforma mais moderna da Renault-Nissan, a CMF-B, a mesma do Sandero atual.

Sandero elétrico [divulgação]
Dacia Sandero [divulgação]

Por enquanto, há poucos detalhes sobre o novo Sandero, mas a tendência é que o hatch se torne ainda maior na próxima geração. Além disso, a Dacia deve pegar emprestada a tecnologia dos novos carros elétricos compactos da Renault.


>> 5 carros com traseiras horríveis

>> Estudo diz que carros híbridos são mais eficientes que elétricos

>> Renault quer panelinha de marcas européias contra chinesas