Destaque Novidades

Seis airbags serão obrigatórios em todos os carros 0km na Índia

Primeiro país a exigir mais do que os dois airbags frontais como item de série, Índia quer elevar a segurança de seus carros
airbags
Renault Kiger [divulgação]

Em um movimento inédito, a Índia pretende tornar obrigatória a presença de seis airbags em todos os carros fabricados a partir de outubro de 2022. A nova legislação é inédita no mundo, que hoje tem a grande maioria dos países exigindo apenas os airbags frontais. As montadoras protestam.

A mudança na legislação é muito recente e não permite tempo de preparação suficiente das montadoras, que terão de adaptar carros antigos ou até removê-los de linha por conta disso. A Índia determinou que todos os carros com capacidade de levar até 8 passageiros tenham airbags frontais duplos, airbags laterais e de cortina como item de série.

A determinação entra em vigor dez meses depois da ultima mudança na lei. Desde 1 de janeiro deste ano, todo carro vendido na Índia tem que contar com airbag frontal para o passageiro como item de série. A obrigatoriedade de bolsa de ar para o motorista foi instaurada em janeiro de 2019, ou seja, três anos antes.

airbags
Nissan Magnite [divulgação]
Agora, dez meses depois de tornar os airbags duplos obrigatórios, a Índia quer adicionar por lei as bolsas laterais e de cortina. Segundo o ministério dos transportes, isso deve encarecer os carros, em média, entre 30.000 e 40.000 rúpias, algo em torno de R$ 2.200 e R$ 3.000. Enquanto isso as montadoras protestam contra as medidas.

No Brasil, por enquanto, apenas airbags duplos são obrigatórios por lei. Contudo, até 2030 serão obrigatórios outros itens de segurança como proteção para impactos laterais (que podem ser airbags), controle de estabilidade, sistema de visibilidade traseira (sensor de ré ou câmera), alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência.

minivan Spin
Kia Carens 2022 [divulgação]

>>Toyota quer usar truque da Apple para ganhar dinheiro com carros usados

>>VW T-Cross dobrou de preço: veja carros que mais encareceram em 2021

>>Sem Uno, Siena, Doblò e outros 8 carros: como fica a Fiat em 2022?

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar