Destaque

Sony continuará a testar sedã elétrico e levanta dúvidas sobre produção

Mais do que um PlayStation sobre rodas, sedã elétrico da Sony terá seu desenvolvimento continuado

Sony Vision-S (divulgação)
Sony Vision-S (divulgação)

Apresentado de surpresa durante a Consumer Electronic Show (CES) em 2020, o sedã elétrico Vision-S da Sony despertou muita atenção. Afinal, a fabricante do PlayStation também vai se aventurar no segmento de carros elétricos?

Desde que foi revelado, a Sony apenas afirmava que o Vision-S era uma demonstração da tecnologia desenvolvida pela fabricante japonesa para carros, tanto em entretenimento a bordo, quanto em sistemas de condução autônoma.

De volta à terra do sol nascente

Porém agora a produção do Sony Vision-S volta a ser especulada por um simples motivo: a marca japonesa vai continuar seu desenvolvimento. O que era para ser apenas um conceito apresentado na feira de tecnologia, evoluiu.

Sony Vision-S (divulgação)

A partir do final desse ano, a Sony começará a fazer os testes em rua com o sedã elétrico a fim de aperfeiçoar seus sistemas eletrônicos e toda arquitetura do modelo. Para isso, ele retornou ao QG da Sony no Japão, onde passará por mudanças e aperfeiçoamentos antes de invadir as ruas locais em testes.

A Sony continua a negar que vai produzir o sedã elétrico Vision-S, porém alguns fatos apontam para uma mudança de pensamento. A recepção a ele foi gigantesca e positiva, além disso, o fato de agora haver desenvolvimento nas ruas colabora para uma possível produção, ainda que limitada.

Sony Vision-S (divulgação)

Tesla da Sony

Pensado como um concorrente do Tesla Model S, o Sony Vision-S tem praticamente as mesmas medidas de seu rival e performance parelha. Ele é equipado com motor elétrico de 544 cv capaz de atingir 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima é limitada a 240 km/h.

Os sistemas autônomos são mais sofisticados que os da Tesla, incluindo mais de 30 sensores ao redor do carro, entre eles ultrassônicos, radares e LiDAR. Há também um avançado sistema de câmeras em alta definição e internet 5G a bordo.

A Sony diz que hoje o Vision-S consegue atingir nível 2 de condução autônoma, que ainda exige intervenção do motorista, porém seus sistemas permitem um upgrade para o nível 4 (totalmente autônomo) sem grandes dificuldades.

Por dentro a marca equipou seu sedã com diversas telas de altíssima definição, com suporte para periféricos. É possível até mesmo plugar um PlayStation em uma dessas telas e garantir o entretenimento dos passageiros. Até mesmo os retrovisores foram substituídos por câmeras, como no elétrico Audi e-tron vendido no Brasil.

>>SUV elétrico da Chevrolet é antecipado pelo Buick Velite 7

>>Picape elétrica GMC Hummer terá 1.014 cv e porta-malas dianteiro

>>Tesla escolhe Austin, no Texas, para fabricar Cybertruck