Novidades

SUVs da Volvo terão blindagem de série

XC90, XC60 e XC40 vão receber blindagem nacional
Volvo XC90 (divulgação)

A Volvo anunciou nessa semana a produção do seu primeiro modelo blindado de fábrica, o SUV XC90. Há alguns anos que a marca sueca vem recebendo pedidos para um XC90 blindado direto da linha de montagem.

Segundo Stephan Green, diretor de marketing da Volvo Cars, “Estamos orgulhosos em oferecer carros blindados aos consumidores. Com esse modelo, ampliamos nosso portfólio com veículos de alto nível de segurança pessoal para indivíduos que necessitam de maior proteção”.

O SUV XC90 conta com classificação de proteção VPAM BRV 2009 / ERV2010 VR8* (blindagem pesada), que significa que o motorista terá o mais alto nível de segurança e, ao mesmo tempo, terá as propriedades fundamentais do carro intactas. “Para atender aos exigentes requisitos de proteção, desenvolvemos uma variedade de opcionais exclusivos, dos quais os clientes podem escolher”, explica Green.

A versão escolhida do SUV para ser blindada foi a Inscription T6, que é produzido na fábrica de Torslanda (Suécia). O tamanho e a natureza do modelo fazem dele o carro mais adequado no portfólio de produtos da Volvo para blindagem. Da fábrica sueca, a unidade é enviada direto para a Alemanha na TRASCO Bremen GmbH, referência na construção de veículos com altos índices de proteção.

O SUV conta com blindagem de aço de alta resistência, que reveste o carro e possui dez milímetros de espessura. Por falar na espessura, o vidro pode medir até 50 milímetros. Segundo a Volvo, a blindagem acrescenta cerca de 400 kg ao veículo, resultando em 4.490 kg de peso total – incluindo cinco passageiros. Por causa do aumento de peso, o carro é equipado com um novo chassi e novos freios.

Segundo a Volvo, apesar da extensa blindagem, o SUV ainda consegue ser discreto o suficiente para se passar por um XC90 “comum”. O Volvo XC90 blindado está disponível para encomenda e as primeiras entregas aos clientes serão feitas no fim de 2019. Além da versão mais parruda de blindagem, a Volvo vai oferecer também blindagens mais leves para outros modelos da marca.

Por falar nas blindagens mais leves, esses modelos serão destinados para a América Latina e Europa. Após sua montagem, eles serão adaptados no Brasil, onde há uma demanda considerável por esses modelos, bem como uma importante experiência na construção desse tipo de veículo. Isso significa que esses modelos terão uma proteção mais leve quando comparados ao XC90 com blindagem pesada.

Os carros serão submetidos a uma bateria de testes balísticos para garantir que a classificação de proteção exigida seja atendida. Eles fornecem principalmente proteção contra armas de fogo curto, não alterando de nenhuma forma as propriedades fundamentais dos carros em comparação com o veículo padrão.

A partir daqui, a Volvo exportará os modelos XC90 T6 e o XC60 T6, ambos na versão Inscription, para qualquer país do mundo. No mercado nacional, a fabricante sueca vai oferecer a blindagem leve de fábrica para o XC90, XC60 e XC40. As vendas desses carros estão programadas tanto no mercado brasileiro quanto para exportação, já no primeiro semestre de 2020.

Veja mais:

>> Volvo confirma vinda do S60 ao país

>> Volvo apresenta chave que limita velocidade máxima do carro

>> Polestar 2: o Volvo elétrico para incomodar a Tesla

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva