Novidades

Toyota bate recorde com SUV mais rápido do mundo

Land Cruiser preparado rende 2.000 cv e atingiu 370 km/h
Toyota Land "Speed" Cruiser (Divulgação)
Toyota Land “Speed” Cruiser (Divulgação)

Em tese, SUVs não foram feitos para atingir altas velocidades. Mas a Toyota ignorou completamente esse “detalhe” e modificou um Land Cruiser para ser capaz de alcançar 370 km/h – sim, um “tijolo” com velocidade equiparada a de superesportivos italianos. Até então, o recorde de velocidade entre os SUVs era de 339,57 km/h.

Vendido pela Toyota nos Estados Unidos, o Land Cruiser é o maior SUV da marca japonesa à venda na terra do Tio Sam, e foi apresentado no Sema Show de 2016 (o maior evento de carros modificados do mundo) com especificações assustadoras, com essa versão revelada pela Toyota no último final de semana.

Motor V8 5.7 gera mais de 2.000 cv (Divulgação)

Chamado carinhosamente de Land “Speed” Cruiser, o SUV traz originalmente um V8 5.7 de 386 cv, que recebeu dois turbos do tamanho de bolas de vôlei (com 55 psi de pressão), além de novas peças para aguentar a preparação, como bielas, pistões, coletor de admissão e uma transmissão específica para modelos de competição. O resultado disso? Mais de 2.000 cv, segundo cálculos da Toyota.

Toyota Land “Speed” Cruiser (Divulgação)

Além da preparação mecânica, o utilitário foi rebaixado ao máximo para reduzir a turbulência causada pelo vento que passa sob o veículo, enquanto sua suspensão recebeu preparação para ganhos de estabilidade. Originalmente com mais de 2,6 toneladas, o Land “Speed” Cruiser teve também a estrutura reforçada e peso reduzido, tudo para garantir desempenho ainda melhor.

O responsável por acelerar o SUV de 2.000 cv foi Carl Edwards, ex-piloto de Nascar que pisou fundo numa pista reta de quatro quilômetros na Califórnia para chegar aos 370,18 km/h.

Detalhe: a Toyota afirma que o piloto só não foi mais rápido por falta de pista. Abaixo, confira os detalhes dos bastidores do recorde da Land “Speed” Cruiser:

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva