Curiosidades Destaque Novidades

Toyota vai produzir 1º híbrido flex do mundo no Brasil

Marca ainda faz mistério, mas tudo indica que o modelo será o novo Corolla
Foto (divulgação)

A Toyota deu o primeiro passo e confirmou que vai produzir seu primeiro carro híbrido no Brasil. E não é só: isso quer dizer que a marca fabricará por aqui o primeiro carro híbrido flex do mundo! Ou seja, a combinação de motor elétrico a um conjunto mecânico que bebe etanol e gasolina é um projeto pioneiro no país.

Em março deste ano, a Toyota divulgou que estava fazendo testes com uma unidade híbrida flex do Prius, que rodou nada menos que 1.500 quilômetros entre os estados de São Paulo e Distrito Federal. O modelo é capaz de rodar com gasolina ou etanol brasileiro, ou mesmo apenas com eletricidade.

Toyota Prius flex (divulgação)

Desenvolvido por equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation (Japão), e da Toyota do Brasil, o propulsor híbrido flex tem qualidades como alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, já que é abastecido com um combustível feito de uma fonte 100% renovável.

Apesar do anúncio impactante do “primeiro híbrido flex do mundo”, a Toyota não divulgou qual carro de fato será produzido. O que se sabe é que ele será fabricado no fim de 2019. A  nossa aposta é que será a próxima geração do Corolla, que na Europa já conta com versões equipadas com o mesmo motor do “primo verde” Prius. Além disso, a fábrica da Toyota em Indaiatuba recebeu grandes investimentos na casa do R$ 1 bilhão, confirmado que virá grandes novidades em breve em sua linha de montagem.

O anúncio foi realizado hoje, ou seja, no mesmo dia em que o Rota 2030 foi sancionado. Para quem não sabe, o programa oferece previsibilidade para as empresas investirem no longo prazo no país e estimula a fabricação de veículos mais eficientes, entre outras medidas.

“Este é um trabalho que envolveu diversos agentes, como governo, entidades, fornecedores, concessionários e, claro, nossos colaboradores, que trabalham incessantemente sob a filosofia da melhoria contínua. Além disso, destaca o Brasil no cenário mundial das alternativas para a eletro mobilidade, como produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo, em consonância com o Programa Rota 2030”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Veja mais:

>> Novo Corolla fica mais esportivo e ganha motor híbrido do Prius

>> Toyota inicia testes com protótipo de Prius flex

>> “Híbrido leve”, Mercedes Classe C EQ Boost chega no Brasil

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar