Novidades Serviço

Veja como fazer a manutenção correta no ar-condicionado

Manutenção no sistema deve ser feita a cada 8 ou 10 mil quilômetros
Ar-condicionado (divulgação)

Com a chegada da primavera e do verão, o uso do ar-condicionado logicamente começa a ser intensificado.

Pensando nisso, especialistas da oficina A.M.Marcelo elaborou algumas dicas para você fazer a manutenção do seu ar-condicionado corretamente – e poder aproveitar o equipamento nos dias de calor.

Ar-condicionado (divulgação)

A manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado deve ser feita a cada 8 ou 10 mil km rodados, sempre levando em consideração a recomendação do fabricante, indicada no manual do proprietário. No entanto, quando o período mais quente se aproxima, é importante “dar uma geral” no sistema para analisar o filtro de ar, o filtro de cabine e a quantidade de gás.

Ar-condicionado (divulgação)

Segundo José Manuel Veludo, gerente da oficina A.M.Marcelo, “Se o seu carro está com odor forte saindo do ar-condicionado, muitas vezes não adianta lavar o evaporador, é preciso fazer uma higienização completa com ozônio, para eliminar o mau cheiro”.

Ar-condicionado (divulgação)

Para melhorar ainda mais o uso do ar-condicionado e evitar panes e os temíveis odores, você pode adotar alguns cuidados especiais:

  • Evite usar o ar-condicionado com o veículo desligado, pois desse modo, o sistema pode consumir em excesso a bateria do carro. Além disso, ao ligar o motor, espere pelo menos 1 minuto para iniciar o uso.
  • Ao deixar o carro no sol, não entre no carro e ligue o ar imediatamente para se livrar do calor. Nestes casos, é preciso abrir as janelas do carro, deixar o ar circular um pouco.
  • Ao ligar o ar-condicionado, não vá para a temperatura mais fria direto, vá diminuindo aos poucos para poupar combustível.
  • Ao atingir uma temperatura agradável, é indicado sempre deixar o recirculador aberto para renovar o ar interno.
  • Deixou o ar desligado por muito tempo? O ideal é fazer uma manutenção preventiva para ver se está tudo certo para o uso.

Veja mais:

>> Fiat Weekend 2018 chega por R$ 60,3 mil iniciais e sem ar-condicionado

>> Velas de ignição: veja como fazer a manutenção

>> Limpadores de para-brisa: saiba fazer a manutenção correta

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva