Novidades Serviço

Veja o que revisar no carro antes de viajar

Palhetas do para-brisa, faróis, pastilhas de freio… confira o que checar para pegar a estrada com segurança
(Auto+)

O mês de dezembro chegou e junto dele as férias de verão tão esperada por muitos. Ou seja, essa época do ano também é sinônimo de cair na estrada e viajar com a família, mas atenção: não esqueça de dar aquela revisada no carro antes de seguir viagem, afinal, a segurança tem que estar em 1º lugar.

Abaixo, confira alguns itens do seu carro que vale a pena dar uma checada com mais atenção:

 

Palhetas do para-brisa

Está aí um item que não é muito lembrado na hora da manutenção: as palhetas do para-brisa! No entanto, essa peça é de grande importância, já que são elas que vão garantir que você tenha uma boa visão quando estiver ao volante debaixo de uma forte chuva. Se as palhetas estiverem ressecadas ou com sinais de desgaste, está na hora de trocá-las.

Faróis e Lanternas

Gosta de viajar a noite? Então não vai vacilar e dirigir com alguma lâmpada queimada no carro, seja nos faróis dianteiros ou nas lanternas traseiras. Isso vai comprometer sua segurança e ainda vai doer no bolso, já que se alguma luz não estiver funcionando a multa é certa.

Pastilhas de freios

Um carro que acelera bem também tem que frear no mesmo nível. O sistema de freio é parte essencial entre os componentes do carro e, caso as pastilhas de freios estejam muito desgastadas, elas não vão pressionar o disco o suficiente durante a frenagem. Ou seja, o carro vai demorar mais tempo para parar, o que pode causar acidentes.

Pneus

Não há dúvida que os pneus são um dos principais componentes do carro, já que é ele o responsável por fazer o contato do veículo com o solo. Isso significa que a segurança aqui tem que ser máxima. Vale dar uma conferida nos pneus antes de cair na estrada, verificando se está bem calibrado, inclusive o estepe. Não esqueça de ver o nível do desgaste do pneu pelo chamado TWI – uma marca no pneu que mostra se chegou a hora de trocá-lo ou não.

Óleo do motor

Já conferiu o nível do óleo do carro antes de viajar? A dica é que para checar o nível do óleo, o veículo tem que estar parado no plano – e claro, sempre com o motor desligado e frio. Caso o nível estiver baixo, troque o óleo e complete até a marcação da vareta. E o importante: use sempre o óleo indicado pela fabricante no manual do veículo.

Um bom lugar para você encontrar todos os itens que seu carro precisa para ir viajar e deixar ele em dia é na Jocar, que tem mais de 47 anos no mercado, vendendo diversos itens no mercado de autopeças, como acessórios, latarias, lanternas e acabamentos para carros nacionais e importados, além de serviços de instalação. O final de ano está aí, mas ainda dá tempo de dar uma passada lá:

Jocar

Lojas em São Paulo (SP):

Lapa: Rua Guaicurus, 87

Pirituba: Avenida General Edgar Facó, 1225

Butantã: Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 2657

Horários:

De 2ª a 6ª das 8h às 20h e sábado das 8h30 às 17h – exceto dia 24/12 (fechará 14h)

Dias 25/12, 31/12 e 01/01 as lojas estarão fechadas

Veja mais:

>> Os cuidados para evitar a má visibilidade ao volante

>> Conheça os tipos de óleo para o seu carro

>> Saiba como usar corretamente o ar-condicionado no verão

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar