Vendas e Preços

Alfa Romeo está prestes a escapar da foice da Stellantis

Stellantis deu suas marcas dez anos para lucrar ou seriam cortadas, mas a Alfa Romeo está a um passo de alcançar o lucro

Alfa Romeo Tonale [divulgação]
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

Desde a formação da Stellantis pela fusão dos grupos PSA e FCA, o CEO Carlos Tavares deixou de ter dó de marcas pouco lucrativas. O chefão deu às marcas DS, Maserati, Vauxhall, Alfa Romeo, Lancia e Chrysler exatamente dez anos e todos os recursos possíveis para voltarem a dar lucro ou seriam fechadas. Mas uma delas está prestes a conseguir.

Em recente entrevista à revista Autocar, Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, já projeta um futuro breve frutífero para a marca. Segundo ele, só neste ano a marca venderá mais de 90 mil carros, estabelecendo um recorde recente. Só que, para 2025, a Alfa quer quebrar seu recorde histórico, que foi de 223.643 carros vendidos nos anos 1990.

Na época, a Alfa Romeo estava em seu auge e tinha uma linha muito maior de modelos. Contudo, ela acredita que até 2025 estará solidificada o suficiente para mais do que dobrar suas vendas. Grande responsável por isso será a sua linha de SUVs de menor porte. Afinal, Giulia e Stelvio, que são carros incríveis, são um fracasso nas vendas.

carros
Alfa Romeo Giulia [divulgação]

Aposta nos SUVs

O primeiro modelo dessa nova fase é o Tonale, um SUV de porte médio baseado no Jeep Compass. Ele tem obtido sucesso nos mercados onde é vendido, mesmo tendo que dividir atenção com o Dodge Hornet na América do Norte. O próximo passo será com o Brennero, um SUV compacto com plataforma de Peugeot 208.

O modelo, que será equivalente ao Fiat 600 e ao Jeep Avenger, será o menor SUV da história da Alfa Romeo. Ele servirá como um substituto direto para o MiTo e para o Giulietta, que foram descontinuados há um tempo. O projeto prevê só motores elétricos, assim como era a ideia inicial do Avenger, mas que foi alterada. Por isso, as coisas podem mudar rápido.

Alfa-Romeo SUV
Alfa-Romeo SUV [Carscoops/ Reprodução]

Para ajudar no crescimento da Alfa Romeo, a marca já anunciou que a próxima geração de Giulia e Stelvio crescerá em porte e ficará bem mais sofisticada. Além disso, a marca prepara modelos de maior porte focados nos EUA, onde a Stellantis há tempos tenta fazer a Alfa crescer. Um SUV de porte de BMW X5 e Mercedes GLE com sete lugares deve surgir.

Acha que a Alfa Romeo deveria voltar ao Brasil? Conte nos comentários.

>>Citroën C4 Cactus Noir é lançado com preço competitivo

>>Honda vai apresentar um Gurgel Itaipu moderno no Japão

>>Peugeot 208 2024 tem preço reduzido em R$ 14 mil no Brasil