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BYD alfineta Anfavea sobre taxa de importação em carros elétricos

Após um comentário feito pelo presidente da Anfavea, o porta-voz da BYD se manifestou e contou os planos da fabricante

3 min de leitura

Recentemente passou a circular na internet que haveria o retorno do imposto de importação sobre carros elétricos e o conselheiro e porta-voz da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, optou por se pronunciar. Márcio Leite, presidente da Anfavea, afirmou que o setor automotivo defendia a volta do imposto de 35% sobre os modelos eletrificados.

Em entrevista com a equipe do portal Reuters, Alexandre criticou a fala de Márcio sobre a volta deste imposto e também em ter tocado em um assunto, o qual segue em debate no governo federal. Baldy ainda pontuou não entender essa cobrança sobre os automóveis elétricos, uma vez que eles ajudarão a diminuir a emissão de gases nocivos em todo o país.

Segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o governo federal ainda em setembro iria anunciar o fim da isenção sobre esses carros. O que supostamente teria iniciado essa ideia, é a possível “invasão” das montadoras chinesas na categoria de automóveis eletrificados. Márcio ainda revelou que não há nada contra as fabricantes chinesas ou asiáticas.

BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]

BYD tem vendas expressivas no Brasil

O que Márcio defendeu é que o setor automotivo está buscando voltar com o imposto de 35% sobre a importação de veículos elétricos e híbridos, como o que acontece com os carros movidos a combustão. Outro ponto levantado por ele, seria o volume de produção, pois em sua visão, cerca de 100 mil automóveis seriam montados, mas importados seriam 500 mil.

Para esclarecer quaisquer pontos, Baldy, contou que um dos principais planos da BYD é passar a produzir no Brasil carros elétricos, híbridos plug-in e baterias. Por isso que a fabricante comprou as instalações da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia. Com funcionamento previsto para o início de 2025, a montadora chinesa pretende investir mais de R$ 3 bilhões para sua produção.

BYD Seal [Auto+ / João Brigato]
BYD Seal [Auto+ / João Brigato]

Alexandre contou que a BYD dialoga com o governo e que ainda não há um posicionamento sobre a volta desta taxa. Ele afirmou que em breve a vice-presidente e o presidente e fundador da marca, Stella Li e Wang Chuanfu, respectivamente, virão ao país para celebrar a pedra fundamental da fábrica de veículos.

Por fim, por falar em vendas, a BYD tem motivos para comemorar. Afinal de contas, somente em agosto a montadora emplacou mais de 650 unidades e se consolidou em primeiro lugar no ranking de vendas de modelos 100% eletrificados. Um dos responsáveis deste marco foi o Dolpin, o qual segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico vendeu mais de 371 unidades.

BYD Dolphin [divulgação]
BYD Dolphin [divulgação]

Qual decisão o governo federal tomará? Será que o preço dos carros elétricos subirá? Conte nos comentários  

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2 comentários em “BYD alfineta Anfavea sobre taxa de importação em carros elétricos”

  1. CICERO

    Tomara que faça aí contrário que diminua os impostos pro carro elétrico poder ficar do mesmo preço do carro a combustão ou mesmo mais barato

  2. Fernando

    Ele está certo! De que adianta ter carro elétrico e não ter empregos?
    Não ter usinas solar só para alimentar carros?
    O carro eletrico nao pode usar a mesma energia que as pessoas usam!
    O Brasil nao precisa de carro elétrico… temos etanol e biodiesel.
    Nao existe nenhum critério de avaliação ou normas para avaliar o fraco controle de qualidade chinês…
    Os chineses que abaixem os valores dos carros! Carro chines que custa 315mil…. so pode ser piada….
    Chineses não são parceiros confiáveis!
    Esse fetiche de alguns brasileiros por coisas de má qualidade é inacreditável… tem volvo elétrico por 219.000. Porque comprar uma bugiganga chinesa?
    Carro elétrico de tomada é retrocesso!

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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