Vendas e Preços

Os carros perdedores e os vencedores de 2023

Enquanto alguns carros vencem, como um modelo que subiu 1.257,77% nas vendas, do outro lado temos um que caiu 85% 

Ford Ranger Limited com pacote [Auto+ / João Brigato
Ford Ranger Limited com pacote [Auto+ / João Brigato

Fechado o ano de 2023, podemos finalmente ver quem subiu e quem desceu nas vendas ao longo de 365 dias. Em uma análise feita pelo Auto+ com números da Fenabrave, revelamos os carros que mais venceram no ano, com expressivos aumentos de vendas, enquanto outros desceram ladeira abaixo. Confira.

De cima, sobe

Não há dúvida que entre todos os carros à venda no Brasil, o Volkswagen Polo é o maior vencedor de 2023. O hatch compacto saiu de 8.193 unidades emplacadas em 2022 para 111.242 no ano passado. Foi um estrondoso aumento de 1.257,77%, que o tirou da lanterna do segmento para se tornar o hatch mais vendido do Brasil.

Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]

A Volkswagen também teve outros modelos com aumentos gigantescos. O Virtus cresceu 381,64% de 2022 para 2023, enquanto o Jetta aumentou suas vendas em 306,93%, seguido pela Saveiro com 98,97% de crescimento. Entre os SUVs, o Nivus aumentou em 32,03% suas vendas, enquanto o Taos, ainda apagado, vendeu 36,2% a mais em 2023.

Entre os hatches compactos, o Chevrolet Onix, que já foi líder da categoria, teve 20,12% de aumento, saindo de 85.252 unidades em 2022 para 102.403 em 2023. Em nova geração, o Citroën C3 cresceu 145,32%, batendo 26.578 unidades no ano passado contra 10.834 unidades do período anterior. 

Citroën C3 Feel 1.6 manual [Auto+ / João Brigato]
Citroën C3 Feel 1.6 [Auto+ / João Brigato]

Já com os sedãs, tivemos o Versa crescendo 56,61% em um ano (de 5.656 unidades para 8.858 unidades), enquanto o Cronos elevou suas vendas em 21,77% (de 41.680 unidades para 50.755 unidades). Nos médios, além do Jetta, o Audi A3 Sedan teve 40,21% de aumento nas vendas, ainda que tenha subido de 480 unidades para 673. 

Os SUVs tem como destaque Fiat Fastback e Honda HR-V. O italiano cresceu 308,55% nas vendas, fechando 2022 com 9.889 unidades vendidas, enquanto 2023 teve 40.402 unidades emplacadas. Já o japonês aumentou suas vendas em 211,96%, saltando de 15.404 unidades para 48.054 unidades.

Fiat Fastback Impetus [Auto+ / João Brigato
Fiat Fastback Impetus [Auto+ / João Brigato

A categoria dos SUVs compactos, a que mais vende carros por ano, ainda teve crescimento de 49,18% no CAOA Chery Tiggo 5X (de 9.653 unidades para 14.400 unidades) e de 30,26% no Nissan Kicks (de 38.983 unidades para 50.778 unidades). O Ford Territory, graças a nova geração, saiu de 978 unidades vendidas para 1.323 unidades, aumentando em 30,26%.

Por fim, as caminhonetes viram, além da Saveiro, aumento em Ford Ranger e Ram 3500. A média cresceu de 14.302 unidades em 2023 para 20.352 unidades em 2023, com aumento de 42,3% nas vendas. Já a Ram 3500 cresceu 42,38% com 3.138 unidades emplacadas no ano passado e 2.204 unidades neste ano. Aliás, 2023 foi o ano que a Ram mais vendeu  carros no Brasil na história. 

Ford Ranger Limited com pacote [Auto+ / João Brigato
Ford Ranger Limited com pacote [Auto+ / João Brigato

O de baixo, desce

Tirando carros que saíram de linha, como os Volkswagen Gol e Voyage, a lista dos modelos que mais perderam é menos extensa do que as do que cresceram. O campeão em queda de vendas foi o Chevrolet Cruze, com 84,99% de retração em um ano. Ele foi de 8.517 unidades em 2022 para apenas 1.278 unidades em 2023.

Em segundo lugar, o Citroën C4 Cactus, que despencou 80,09% em um ano, sendo que em 2022 foram 18.450 unidades vendidas contra 3.674 unidades em 2023. O Honda Civic vem logo em seguida com 76,2% de queda, marcando 1.996 unidades em 2022 contra 475 unidades em 2023.

Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

A Stellantis também sofreu com 66,62% de queda no Peugeot 2008, indo de 18.450 unidades para 1.728 unidades. Já na CAOA Chery, enquanto o Tiggo 5X cresceu, o Tiggo 7 caiu 28,47%, batendo 6.349 unidades em 2023 contra 8.876 unidades em 2022. O Arrizo 6 perdeu 33,4% das vendas em um ano, saindo de 1.456 unidades para 969 unidades.

Na Honda, os irmãos City sofreram forte baixa. O Hatch foi o menos prejudicado, com queda de 32,97% (de 16.115 unidades em 2022 para 10.802 unidades em 2023), enquanto o sedã perdeu 46,5% das vendas (de 22.132 unidades para 11.841 unidades). Já o Sandero, que também traz as vendas do Stepway, caiu 26,36% (de 10.673 unidades para 7.686 unidades).

Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]

Por fim, temos o Renault Logan com 55,82% de queda nas vendas, marcando 10.320 unidades em 2022 contra 4.559 unidades em 2023. Além da Mitsubishi L200 Triton que desceu 20,13% nas vendas, saindo de 15.831 unidades emplacadas para 12.644 unidades.

Qual desses carros você acha que mereceu crescer nas vendas? E quais carros mereceram a queda? Conte nos comentários.

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