Quase como se existisse um acordo entre cavalheiros, Toyota SW4 e GWM Haval H9 alternam a liderança do segmento de SUVs grandes no Brasil mês após mês. Em junho, o japonês terminou na frente. Já em julho, foi a vez do chinês assumir a ponta. A diferença agora é que o H9 começou a reduzir a vantagem do rival também no acumulado do ano.
Segundo dados da Fenabrave, o GWM Haval H9 fechou julho de 2026 com 1.183 unidades vendidas no Brasil. Já o Toyota SW4 registrou 957 emplacamentos no mesmo período. Foi uma inversão completa em relação a junho, quando o SUV japonês havia liderado com 1.125 unidades, contra 1.076 do modelo chinês.

Ou seja, de um mês para o outro, o de cima desceu e o de baixo subiu. A disputa, que já vinha equilibrada, ficou ainda mais acirrada.
H9 reduz distância no acumulado
Apesar da vitória em julho, o GWM Haval H9 ainda precisa correr atrás no acumulado do ano. Entre janeiro e julho de 2026, o Toyota SW4 soma 7.737 unidades vendidas, enquanto o H9 acumula 7.125 emplacamentos. A diferença caiu para apenas 612 unidades, um número que dificilmente será eliminado em um único mês.

Entretanto, se o ritmo dos últimos meses continuar, o cenário pode mudar antes do fim de 2026. Afinal, os dois modelos vêm alternando a liderança mensal praticamente desde o início do ano, o que mantém a disputa completamente aberta.
Segmento praticamente virou duelo particular
O curioso é que a categoria de SUVs grandes de sete lugares praticamente se resume aos dois rivais. Entre os 40 SUVs mais vendidos do Brasil divulgados pela Fenabrave, apenas Toyota SW4 e GWM Haval H9 aparecem representando esse segmento. Enquanto isso, concorrentes tradicionais perderam espaço.

O Chevrolet Trailblazer, por exemplo, já foi um dos protagonistas da categoria. Hoje, porém, aparece bem distante da linha de corte dos SUVs mais vendidos do país, deixando o duelo praticamente restrito aos modelos da Toyota e da GWM. Se a tendência continuar, a disputa entre Haval H9 e SW4 promete ser uma das mais interessantes do mercado brasileiro até o encerramento de 2026.
Você teria um Toyota SW4 ou um GWM Haval H9? Conte nos comentários.

