Vendas e Preços

Nissan Sentra já é o 2° sedã médio mais vendido do Brasil

Perdendo somente (e obviamente) para o Toyota Corolla, Nissan Sentra mostra que vai tomar o lugar do Honda Civic

Nissan Sentra [divulgação]
Nissan Sentra [divulgação]

Fazia tempo que o segmento de sedãs médios no Brasil não era sacudido e isso só aconteceu por conta da chegada do Nissan Sentra. Depois de uma ausência sentida, o japonês marcou, em seu primeiro mês cheio, 453 vendas. O resultado foi suficiente para catapultá-lo direto para a vice-liderança da categoria, mesmo considerando o acumulado do ano.

Obviamente que o sedã médio mais vendido do Brasil segue sendo o Toyota Corolla. O modelo domina mais de 80% da categoria e é o único a vender mais de 500 unidades em algum mês de 2023. Mais precisamente, ele não baixa de 2.800 vendas. Sua dominação é tão forte que, mesmo se somarem todos os rivais, ele ainda vende o dobro.

O Nissan Sentra, contudo, chegou forte para ficar com a vice-liderança, que por anos foi do Honda Civic e mais recentemente estava com o Chevrolet Cruze. A terceira posição de março surpreendeu, porque não pertence a nenhum dos anteriormente citados, mas sim ao Volkswagen Jetta. Vendido só na versão GLI, ele triplicou suas vendas em relação a fevereiro.

Honda Civic e:HEV [divulgação]
Honda Civic e:HEV [divulgação]
Outro que surpreendeu foi o Mercedes-Benz CLA, apesar dos dados confusos da Fenabrave que coloca o cupê de quatro portas separado nas versões 45 AMG e 35 AMG como se fossem carros diferentes. Para piorar, consideram o CLA 250 como se fosse um sedã grande. Apesar da bagunça, ele emplacou 80 unidades em março, mais que o Honda Civic. 

Agora só em versão híbrida, o Civic vendeu praticamente a metade do que conseguiu em fevereiro, mas ainda assim está à frente do Chevrolet Cruze no acumulado. Em fevereiro, contudo, o médio da GM ficou em terceiro lugar. A lista fecha com Kia Cerato e Mercedes-Benz Classe A Sedan com vendas pífias. 

Mercedes-Benz CLA 250 [Auto+ / João Brigato]
Mercedes-Benz CLA 250 [Auto+ / João Brigato]

Sedãs médios mais vendidos do Brasil em março

1. Toyota Corolla – 3.865 unidades
2. Nissan Sentra – 459 unidades
3. Volkswagen Jetta – 145 unidades
3. Chevrolet Cruze – 83 unidades
4. Mercedes-Benz CLA – 80 unidades
5. Honda Civic – 76 unidades
6. CAOA Chery Arrizo 6 – 61 unidades
7. Audi A3 Sedan – 41 unidades
8. BMW Série 2 Grand Coupé – 7 unidades
9. Kia Cerato – 2 unidades
10. Mercedes-Benz Classe A Sedan – 1 unidade

>>CLA 250, o Mercedes mais barato do Brasil, é um toma lá dá cá | Avaliação

>>Civic híbrido é o melhor Civic, mesmo eletrificado | Impressões

>>BYD Song Plus é o carro mais vendido da China, Sentra escorrega