Vendas e Preços

Stellantis investirá pesado no Brasil em 2024

Com o objetivo de trazer diversas novidades e principalmente eletrificadas ao mercado, a Stellantis injetará bastante dinheiro no país no ano que vem

Fiat Palio Sporting [divulgação]
Fiat Palio Sporting [divulgação]

Se 2023 foi agitado no segmento automotivo, 2024 promete trazer mais novidades ainda. A Stellantis prometeu durante um evento recente que no ao que vem, um investimento notório será feito no país. Entre os projetos, estão o desenvolvimento da plataforma híbrida e início da fabricação de carros híbridos e elétricos em grande quantidade.

Durante o evento AutoData, Carlos Kitagawa, CFO do conglomerado, afirmou que o Brasil é um local estratégico para o crescimento de toda a empresa. A principal prioridade deles será o desenvolvimento da arquitetura Bio-Hybrid. Ela permite que um veículo movido a combustão possa ser aliado com a tecnologia eletrificada de propulsão. Além disso, segundo Carlos, qualquer carro das diversas marcas do grupo pode receber essa plataforma. Aliás, os polos industriais localizados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco estão aptos para a produção desse conjunto.

A adoção do projeto Bio-Hybrid faz parte do conjunto de propostas idealizado pela Stellantis para o processo de descarbonização dos modelos do conglomerado. Os executivos do grupo implantaram como meta no Brasil, ter ao menos 20% do portfólio nacional com algum nível de eletrificação até 2030. Já em 2038, o grupo pretende ter sua produção global 100% descarbonizada.

Plataforma elétrica Stellantis [divulgação]
Plataforma elétrica Stellantis [divulgação]

Eletrificação para todos os gostos

Com essa nova plataforma, os modelos oferecidos pelo grupo farão parte de três categorias diferentes de propulsores eletrificados. Em primeiro lugar, o híbrido-leve ou MHEV. Nesse caso, o motor a combustão recebe o auxílio em determinadas situações de um gerador elétrico. É válido ressaltar que esse gerador também funciona como alternador. Aliás, ele pode carregar uma bateria de 12V ou 48V. Esse conjunto eletrificado não tem força para tracionar um carro e ajuda mais no consumo de combustível.

A Stellantis terá ainda modelos HEV ou híbridos de fato. Nesse caso, o motor a combustão funciona em conjunto com o híbrido e que pode ter mais de dois motores elétricos e uma bateria com maior potência do que os híbrido-leves. Por fim, existe os híbridos plug-in, aqueles veículos híbridos que podem ser recarregados na tomada e assim possuem uma autonomia bem ampla. Como se trata de uma arquitetura bem atualizada e tecnológica, o conjunto Bio-Hybrid também equipará os carros 100% elétricos e nacionais do conglomerado.

híbridos
Plataforma Bio-Hybrid e-DCT Stellantis [divulgação]

Você tem algum carro que faz parte desse conglomerado? Prefere os carros híbridos ou elétricos? Conte nos comentários

.

>>França vai taxar carros poluentes no valor de um Commander

>>Ex-mulher do jogador Hulk tem Mercedes-AMG de R$ 2 milhões

>>Nova KTM 890 S chega ao Brasil por R$ 134.900