Destaque Novidades

VW Amarok 2023 terá 5 versões, sendo uma equivalente à Ranger Storm

Nomenclatura de todas as versões da Volkswagen Amarok 2023 mudará e picape terá tela gigante igual da Ford Ranger
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]

Enquanto a Ford Ranger já é realidade no mercado, a nova geração da Volkswagen Amarok continua a ser revelada a conta-gotas. A marca alemã divulgou alguns dados sobre a sua nova picape média, incluindo sua gama de versões. Adição mais interessante será uma variante aventureira nos moldes da Ford Ranger Storm.

A Volkswagen Amarok 2023 será vendida nas versões Base, Life, Style, Panamericana e Aventura. A Base substitui a antiga Trendline, enquanto a Life equivale à Comfortline, deixando o espaço da Highline para a Style. A Aventura toma o lugar da Extreme que hoje usa motor V6, como fica claro pelo santantônio de plástico e rodas grandes.

Mas o mais interessante é a versão Panamericana. As unidades camufladas da Volkswagen revelam que a Amarok Panamericana terá rodas pretas, rack de teto e um santantônio tubular na traseira. Os para-lamas serão alargados com plástico preto. A receita é igual a que outra picape? Ela mesma, a Ford Ranger Storm.

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok Panamericana 2023 [divulgação]
Ranger e Amarok serão íntimas nessa geração, compartilhando plataforma, motores e diversos componentes. Um deles será a central multimídia com opção de 10,1 polegadas ou 12 polegadas, dependendo da versão. Ao contrário dos Volkswagen brasileiros que usam sistema VW Play, a Amarok terá o SYNC4.

Já o painel de instrumentos terá uma tela de 8 polegadas, bem menor que as 10,1 polegadas usadas pelo Active Info Display das versões mais caras dos Volkswagen de verdade. A Amarok terá ainda as mesmas portas, para-brisa, estrutura central, retrovisores e maçanetas da Ranger. Mas as demais peças externas serão totalmente novas.

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]

Maior e mais parruda

A Volkswagen também mexeu na estrutura, fazendo com que a Amarok 2023 possa agora carregar 1.200 kg na caçamba ou rebocar até 3.500 kg. As rodas terão tamanho entre 17 e 21 polegadas, variando de acordo com a versão. Haverá 30 diferentes assistentes de condução e itens tecnológicos como sistema de som Harman Kardon e faróis com LED matrix.

A nova Amarok também será maior. A picape crescerá 9,6 cm, no comprimento batendo 5,35 m no total. Com entre-eixos 12,5 cm mais longo, o espaço interno deve ser privilegiado. Ela também está 0,2 cm mais alta e 3,4 cm mais estreita. Promessa da Volkswagen é que os ângulos de entrada, saída e altura em relação ao solo foram melhorados.

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]

E o Brasil?

Com vendas confirmadas para a Europa e descartadas nos EUA, a nova Volkswagen Amarok 2023 ainda é dúvida no Brasil. A marca diz que não a fabricará na Argentina, mantendo a linha de produção exclusiva na África do Sul. Ela pode chegar ao nosso país importada e até conviver com a Amarok antiga. Mas rumores dizem que o modelo atual poderá ser reestilizado.

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
[divulgação]

>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023

>>Ford diz um sonoro “não” para a Volkswagen por causa da Ranger Raptor

>>Ford Ranger 2023 terá 3 motores diesel: V6 é mais fraco que dá Amarok

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva