Novidades

Ford Explorer ganha nova geração nos Estados Unidos

Além de versão híbrida, SUV terá configuração esportiva ST

Ford Explorer (divulgação)
Ford Explorer (divulgação)

O Salão de Detroit começa na próxima semana, mas a Ford se antecipou e revelou a sexta geração do Explorer. Vendido desde 1990 nos Estados Unidos, o SUV ficou maior e com desenho mais moderno sem romper totalmente com suas linhas que o caracterizam há 29 anos.

Para começar, o visual é destacado pelo perfil mais achatado do capô e os faróis mais estreitos que a geração anterior, com a grade dianteira em formato colmeia se destacando. Já na parte de trás as lanternas nas extremidades do carro mantém o padrão das gerações anteriores, ganhando apenas um redesenho discreto. A plataforma também é nova, o que resultou em uma “dieta” de 50 kg em seu peso final.

Por dentro estão grandes novidades como a central multimídia dotada de tela de 10,1 polegadas e painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, enquanto os ocupantes do carro podem contar com roteamento de internet 4G LTE. Há ainda sistema de som com 14 alto-falantes, teto solar duplo, carregador de smartphone sem fio, iluminação ambiente e assistências como controlador de velocidade adaptativo e sistema de estacionamento automático no qual o motorista não precisa ficar controlando os pedais e o câmbio.

Ford Explorer (divulgação)
Ford Explorer (divulgação)

Debaixo do capô, o novo Explorer poderá contar com variadas opções de motores como o 2.3 turbo Ecoboost de 304 cv e 42,8 kgfm de torque, além de um V6 3.0 turbo de 370 cv e 52,4 kgfm. A transmissão é sempre automática de 10 marchas, com opção de tração traseira ou integral, trazendo também um seletor de modos de terreno com sete níveis como opcional.

As seis gerações do Ford Explorer (divulgação)

Vale lembrar que está previsto também uma variante V6 híbrida e também uma versão ST com cerca de 400 cv, com visual e disposição de esportivo.

Veja mais:

>> Ford F-150 2019 agora tem motor V6 da Raptor

>> Audi Q5 Security: SUV blindado chega ao Brasil

>> Novo Chevrolet Tracker vai ganhar plataforma global