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Volvo XC40 é o SUV compacto de luxo definitivo? – Avaliação

Líder da categoria de SUVs compactos no Brasil, o Volvo XC40 tenta provar que além de campeão nas vendas, é a melhor escolha dentro da turma
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato

Nem sempre aquele que mais vende é o melhor de sua categoria. Em muitas situações, alguns carros verdadeiramente bons são injustiçados pelo público e ficam apagados no mercado. Mas será esse o caso do Volvo XC40?

SUV compacto de luxo mais vendido do Brasil, o sueco enfrenta concorrentes de peso como Audi Q3, Mercedes-Benz GLA, BMW X1, Land Rover Evoque e Jaguar E-Pace. Para saber se o Volvo XC40 é o SUV compacto de luxo definitivo, avaliamos a versão intermediária Inscription de R$ 234.950.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato

Melhor divórcio

Nesses 93 anos de história, talvez o melhor acontecido para a Volvo foi ter se divorciado da Ford. Ao ser adquirida pela Geely em 2010, a Volvo finalmente pode mostrar ao mundo seu potencial como fabricante de carros de luxo sem a intervenção de outra montadora para baixar custos.

E é nessa era que surgiu o XC40. Ele é a representação máxima da criatividade sueca, que fica exposta em detalhes. Começa pelo interior que é esmerado, luxuoso e bem feito. O acabamento tem poucas sessões de plástico, há muito material emborrachado e, nessa versão Inscription, uma elegante faixa de madeira contrasta com elementos pretos.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Uma das soluções mais geniais da Volvo foi conjugar as saídas do ar-condicionado com os alto-falantes. Isso liberou espaço nas portas para um porta-objetos gigantesco capaz de levar um notebook e uma garrafa d’água. Tudo isso revestido com carpete para que não faça barulho.

O XC40 ainda tem um lixinho próprio, elegantemente integrado ao console – nunca mais aqueles feios saquinhos de lava-rápido precisarão ficar expostos no interior do carro. Há ainda uma prática divisória de cargas no porta-malas capaz de dividir o espaço de 432 litros em duas partes. Tudo isso com a companhia de ganchos para sacolas.

A cabine ainda traz como elementos de sofisticação uma luz ambiente configurável em várias opções, bancos revestidos em couro bastante macio e carpete grosso por todo piso. Exposta como uma joia, a manopla de câmbio de cristal iluminado é exclusividade da versão Inscription, o que revela seu perfil mais elegante.

Um pouco além do compacto

Espaço interno é uma das grandes virtudes do XC40 frente aos seus concorrentes, em especial ao claustrofóbico Mercedes-Benz GLA. Com 4,42 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,62 m de altura, ele encosta nas medidas do segmento de médios e visualmente parece maior por conta do visual robusto.

O maior benefício desse porte avantajado está no interior. O motorista conta com muitas regulagens para banco e volante, o que permite encontrar a posição de dirigir perfeita. Contudo, condutores mais baixos podem ter dificuldade em enxergar o retrovisor corretamente, que fica posicionado para trás nas portas.

Típico SUV, ele tem posição de comando mais alta e com pernas mais dobradas, sem parecer um cadeirão infantil da lanchonete do shopping, vale destacar. Em longas distâncias, o XC40 não se mostra cansativo, especialmente por conta dos confortáveis bancos que abraçam bem o corpo.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Atrás o espaço para as pernas é generoso, assim como para a cabeça, esse em virtude do teto alto e do formato caixote do XC40. Ele conta com saídas de ar individuais para quem senta atrás e descansa-braço com diversos recursos. O único porém é a curvatura do vidro lateral que torna a visibilidade de quem senta atrás um pouco ruim.

Vitrine da tecnologia

Um dos grandes chamarizes dos atuais Volvo está na tecnologia. E como não poderia deixar de ser, o XC40 Inscription é recheado delas. Ele traz uma ótima central multimídia, fácil de usar e com tela de definição boa. Seu único defeito é exibir o Android Auto e o Apple CarPlay em corte, tornando a visualização pequena.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
O ar-condicionado digital de duas zonas fica conjugado a essa tela, mas tem comandos fáceis e com botões grandes para que a distração no trânsito seja mínima. Requer costume, mas não atrapalha como em outros carros.

Há ainda painel de instrumentos totalmente digital com mapa na parte central. Um dos pontos interessantes é que ele exibe algumas construções em 3D. Por lá também são exibidas informações como velocidade da via e distância até o próximo radar.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Como segurança é a palavra número 1 da Volvo, o SUV compacto conta com piloto automático adaptativo com controle da direção pelo sistema de monitoramento de faixa. Na prática, o XC40 dirige praticamente sozinho e mesmo em ruas com marcação ruim ou asfalto gasto, ele consegue se manter seguro na trajetória.

Há ainda frenagem autônoma de emergência (um tanto quanto precavida demais e causadora de dois sustos durante a semana que testei esse Volvo), alerta de tráfego cruzado, farol alto automático e facho direcional, porta-malas com abertura elétrica com sensor de proximidade e câmera de ré com alta definição, mas lente tão aberta que chega a confundir nas manobras.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
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Serenidade e conforto

Enquanto seus rivais X1 e GLA pendem para o lado esportivo da sigla SUV, o Volvo XC40 é voltado para o conforto. Ele tem rodar suave e silencioso, com excelente absorção das imperfeições do asfalto e pouco ruído vindo dos pneus, mesmo acompanhados de rodas de 19 polegadas e pneus de perfil médio.

A direção é leve nas manobras e pouco transmite do que acontece no asfalto, combinando com sua proposta mais voltada a uma condução relaxada. Já a suspensão está mais parecida com a de um sedã do que de um SUV. Em buracos o XC40 reclama e faz barulho, mas a carroceria fica firme e estável em curvas mais fortes ou na estrada. É notável a solidez do conjunto e como o Volvo anda macio.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Debaixo do capô reside um plurivalente motor 2.0 quatro cilindros turbo de 190 cv e 30,6 kgfm de torque. Não é aquela explosão de potência ou de ânimo – nem de consumo, pois segundo o INMETRO o XC40 faz 9,5 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. Algo que é ok para a categoria. Vale um pênalti para a Volvo por registrar no computador de bordo o consumo em litros a cada 100 km, o que exige contas do motorista para saber o quanto o SUV está gastando.

Não significa, porém, que não seja um conjunto eficiente. Afinal, a integração entre o 2.0 turbo e a transmissão automática de oito marchas é afinada. O XC40 retoma rápido quando necessário e ganha velocidade com pouco esforço e ou fazendo com que transmissão relute para baixar uma ou duas marchas.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Na cidade, ele trabalha com rotação baixa para manter o silêncio à bordo, mas sem que o motor seja forçado a praticamente rodar no mesmo nível da marcha lenta como alguns rivais fazem. As trocas são imperceptíveis e rápidas, sem trancos mesmo nas reduzidas fortes.

Veredicto

O fato de o Volvo XC40 vender bem é puro mérito de seu conjunto muito bem acertado. Ele tem ótima lista de equipamentos, espaço interno farto, é seguro, confiável, bem acabado e bonito. Não vai ser o SUV que vai te empolgar ao volante, pois a pegada é o conforto.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Para as situações do dia-a-dia, onde andar a mais de 60 km/h é um privilégio, o XC40 comprova que o conforto fala mais alto. Isso não significa que na hora de acelerar ele vai passar vergonha, mesmo que essa não seja muito a sua praia. Em suma, considerando todos os seus rivais diretos, o XC40 se destaca por entregar verdadeiramente muito mais.

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João Brigato

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