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Avaliação

Tampa rígida!

Fiat Toro Ultra 2026 transforma a caçamba em porta-malas | Avaliação

A Fiat Toro Ultra 2026 é a versão de topo da gama turboflex T270, com tampa rígida que transforma a caçamba em um grande porta-malas

8 min de leitura

Ter uma caminhonete média na cidade implica dividir espaços no trânsito e lidar com alguma dificuldade na hora de estacionar na rua, no mercado ou nos shoppings. É aí que entram em cena as picapes intermediárias, que oferecem versatilidade com dirigibilidade próxima à de um utilitário esportivo, mas sem perder a versatilidade da área dedicada ao transporte de cargas.

Ao contrário das médias, com construção de carroceria sobre chassi, a Fiat Toro utiliza estrutura monobloco e debutou no Brasil em fevereiro de 2016 com linhas assinadas pelo FCA Design Center Latam, sob a liderança de Peter Fassbender. A picape representou uma mudança de chave tanto dentro da própria fabricante quanto no segmento de utilitários, o que lhe rendeu o prêmio Red Dot Design Award em 2016.

Uma alternativa para quem busca a versatilidade da caçamba ou simplesmente gosta de caminhonetes. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entre janeiro e setembro deste ano, a Fiat Toro acumulou 35.672 unidades licenciadas, mantendo-se à frente da Ram Rampage (17.605) e da Ford Maverick (2.519).

Fiat Toro Ultra 2026 cinza parada de traseira com árvores ao fundo
Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Entre as irmãs Strada e Titano, a Fiat Toro oferece seis versões, com preços entre R$ 159.490 e R$ 228.490, além de opções de motores turboflex ou turbodiesel. Equipada exclusivamente com o 1.3 16V turbo e injeção direta, associado ao câmbio automático de seis marchas, a versão de topo Ultra se diferencia pela tampa rígida da caçamba, que transforma a área de carga em um grande porta-malas.

O que mudou na Fiat Toro 2026

Apesar de bem resolvida visualmente, a Fiat Toro 2026 precisou evoluir, adotando o novo direcionamento estilístico influenciado pelo Grande Panda e já aplicado no SUV-cupê Fastback (a partir de R$ 119.990) e no sedan Cronos (a partir de R$ 106.990). Se antes as linhas eram mais horizontalizadas, agora seguem um estilo mais verticalizado.

Isso fica evidente na nova grade do radiador e nos detalhes nas extremidades dos para-choques dianteiro e traseiro, que remetem a tomadas ou saídas de ar. A pegada geométrica é acompanhada pelas luzes de circulação diurna (DRL) com efeito pixelizado. Na traseira, destacam-se as lanternas redesenhadas e a nova maçaneta da tampa da caçamba.

A Fiat Toro 2026 mudou minimamente no comprimento devido aos novos para-choques. Agora são 4,95 m contra 4,94 m da antecessora. Ainda baseada na plataforma Small Wide, que é compartilhada com Jeep Compass e Ram Rampage, por exemplo, a caminhonete mantém as demais medidas: 1,84 m de largura, 1,68 m de altura e 2,98 m de entre-eixos.

No segmento de caminhonetes, a caçamba pode ser um fator decisivo na hora da compra. Na Fiat Toro Ultra 2026, a área dedicada ao transporte de cargas mede 1,33 m de comprimento, 1,36 m de largura e tem altura máxima de 571 mm. Em termos de capacidade, o volume é de 937 litros e a carga útil, de 670 kg.

Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Carga protegida

O acesso à caçamba é feito pelas duas portas, enquanto o diferencial da configuração Ultra fica na cobertura rígida da área dedicada ao transporte de carga. Além de reforçar o estilo, a cobertura protege melhor contra água e poeira, sendo leve para abrir ou fechar. A bolsa com zíper da Mopar ainda facilita a organização e proteção das cargas.

Por outro lado, a cobertura rígida limita o transporte de objetos altos, porém, pode ser retirada. Com altura mínima do solo de 223 mm ou 198 mm quando carregada, o estribo lateral é funcional, mas assume também um papel estético devido à distância em relação ao piso. A picape ainda traz barras longitudinais de teto e rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas, vestidas com pneus 225/60.

Como versão de topo da gama turboflex, a Ultra oferece de série quadro de instrumentos totalmente digital de sete polegadas, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, carregador por indução, ar-condicionado de duas zonas e revestimento em couro com costuras vermelhas no volante e nos bancos, sendo o do condutor ajustável eletricamente. Faróis, luzes de neblina e lanternas em LED completam o conjunto.

O pacote de segurança inclui seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, indicador de pressão baixa dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto. A Ultra também possui o sistema TC+, que distribui mais torque para a roda com menor aderência ao piso.

Volante e Multimídia da Fiat Toro Ultra 2026
Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Motor 1.3 16V turboflex

Sob o capô, o motor de quatro cilindros 1.3 16V turbo com injeção direta já é conhecido e também equipa os Jeep Renegade, Compass e Commander. Acoplado ao câmbio automático de seis marchas, ele foi adaptado às novas e rígidas normas de emissões. Com etanol, a potência de 185 cv caiu para 176 cv a 5.250 rpm, mantendo os 27,5 kgfm de torque.

A força disponível agora surge a 2.000 rpm (antes, 1.750 rpm), garantindo uma relação peso-torque de 62,2 kg/kgfm e um 0 a 100 km/h feito em 10,1 segundos, independentemente do combustível no tanque. A velocidade máxima permanece em 197 km/h com etanol ou gasolina. Já sobre o consumo, de acordo com o Inmetro, na cidade, faz 9,4 km/l (gasolina) e 6,5 km/l (etanol) e, na gasolina, 10,8 km/l e 7,8 km/l, respectivamente.

Motor 1.3 16V com turbo e injeção direta da Fiat Toro Ultra 2026
Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Embora a perda de 9 cv (etanol) seja perceptível em relação aos anteriores 185 cv, ao volante a sensação é de que o turbocompressor trabalha mais cheio. Com a tecla Sport acionada, as reações ficam mais interessantes, com as marchas passando em regimes mais altos, embora o turbolag (atraso antes do turbo entrar em ação) ainda seja perceptível.

As marchas podem ser trocadas sequencialmente tanto pelas borboletas atrás do volante quanto pela própria alavanca seletora. A direção assistida eletricamente é leve em baixa velocidade e transmite peso adequado em velocidades acima de 100 km/h, contribuindo para a condução. O raio de giro de 12,2 m facilita as manobras, sendo melhor em relação ao comportamento das primeiras gerações da Toro.

Fiat Toro Ultra 2026 cinza parada de frente com casa e árvores ao fundo
Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Fiat Toro é uma caminhonete Monobloco

Embora seja uma caminhonete monobloco, a robustez não se compara à construção de carroceria sobre chassi. É justamente aí que está o diferencial da Fiat Toro, ao oferecer uma condução mais próxima à de um SUV. O conjunto adota suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira, proporcionando boas doses de conforto e dinâmica nas curvas.

A carroceria rola pouco nas curvas, e há tendência de saída de frente ao abusar do pedal do acelerador por conta da tração unicamente no eixo frontal, mas o controle é facilmente retomado. O contato com o solo ocorre pelas rodas de 18 polegadas pintadas em preto acetinado, uma tonalidade semelhantes às do Compass e Commander Blackhawk, calçadas com pneus 225/60.

Rodas de 18 polegadas da Fiat Toro Ultra 2026
Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O perfil 60 dos pneus ajuda o conjunto de suspensões a absorver melhor as irregularidades, enquanto o desenho das rodas de liga leve deixa à mostra os freios a disco nas quatro rodas. Uma novidade da linha 2026 da Fiat Toro, que também trouxe o freio de estacionamento eletrônico.

Essa comodidade é complementada pela função Auto Hold, que mantém o carro parado sem a necessidade de pressionar o pedal do freio. Muito útil principalmente em congestionamentos. Para quem enfrenta trajetos fora de estrada, a caminhonete oferece ângulo de entrada de 25,5º e de saída de 28,8º. Ainda assim, quem viaja na segunda fileira encontra espaço limitado para pernas e joelhos, devido aos 2,98 m de entre-eixos.

Espaço traseiro da Fiat Toro Ultra 2026
Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

A Fiat Toro Ultra 2026 evoluiu no design, agora alinhada à nova identidade visual do fabricante. Claro que beleza e preferências podem ser subjetivas, mas a caminhonete da Fiat segue sendo uma opção interessante para quem precisa transportar cargas sem recorrer a um modelo médio com construção de carroceria sobre chassi.

Com preço de R$ 196.490, a Fiat Toro Ultra 2026 é mais acessível que a Ford Maverick Lariat Black (R$ 219.990), embora não tão potente, com seus 176 cv e 27,5 kgfm de torque, diante dos 253 cv e 38,7 kgfm da rival. Também custa menos que a Ram Rampage Big Horn (R$ 226.990). Dessa forma, a Fiat Toro Ultra 2026 se apresenta como uma alternativa para quem busca uma caminhonete em vez de um SUV, pagando apenas R$ 10.000 a mais que a versão Volcano Turbo 270 Flex AT6 , de R$ 186.490.

Fiat Toro Ultra 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O que você acha da Fiat Toro? Compraria essa caminhonete? Caso seja dono ou ex-proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários!


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15 comentários em “Fiat Toro Ultra 2026 transforma a caçamba em porta-malas | Avaliação”

  1. Marcus

    A Toro é tudo de bom ! A melhor da categoria…

  2. Jr

    TORO É UMA EXELENTE OPÇÃO, SEM DEFEITO.

  3. Tadeu

    Excelente carro para tudo!

    • Iván

      Tenho uma Volcano 2018 que vem me servindo bem por esses sete anos tanto que pretendo trocar por outra no primeiro trimestre de 2026.
      Gostaria demais se tivesse disponível na ocasião uma que fosse híbrida!

      • Emilson Geraldo vilarino

        Tenho uma toro ranch 2021 a diessel, muito confortável, gosto muito do carro

  4. Sebastião R Montenegro

    Muito boa, possuio uma 2019 comprei nova, com 20 mil km rodada, faz 5 anos até agora só troquei as pastilhas de freio e trocas de óleo com 10 km, e cx manchas com 100mil, nada mais, nunca lavei o motor dela, só coloco mais gasolina e nuca me deixou parado, sim tmb troquei a bateria 2 vezes a última foi em dez24, estou satisfeito e vou pegar outra em 2026, se Deus quiser é São Sebastião.

  5. Geovane

    Tenho uma Vulcano 270, 2023, cara excelente carro, é uma Mine camionete pois ela atende tudo que precisa, quem compra não se arrepende

  6. Jaqueline

    Estou esperando a minha de Fabrica.
    Ja é a terceira geração de TORO que eu pego.

  7. Val

    Toro e um carro sem estilo para jovem.

  8. Robson

    Faltou a versão a diesel

  9. Vera Yukimoto

    Tenho uma e não me dá dor de cabeça. Faz dois anos que comprei e não tenho o que reclamar. Sensacional!

  10. eli

    Adoro minha Toro !! perfeita .

  11. Nelson Pinatti

    Tive uma ultra 2022 e agora tenho uma ranch 2025 .ano que vem pretendo pegar uma nova e estou em dúvida se quero diesel ou flex.mas com certeza terei outra. Muito satisfeito entrega tudo que promete. Pra mim sem dúvida nenhuma melhor carro que tive ainda mais com as melhorias que foram feitas

  12. José

    Compram carro com caçamba mas não querem caçamba, querem porta-malas

  13. TRSilveira

    Ficou muito boa a Toro
    Mas com toda essa tecnologia embarcada como pode não ter ACC?

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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