Destaque Especial Novidades

Aventador SVJ: o Lamborghini mais rápido da história

Motor V12 6.5 de 780 cv faz supercarro italiano ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos
Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

Foram necessários alguns teasers e aparição no tradicional autódromo de Nurburgring para ele ser revelado. Mas a espera valeu a pena: a Lamborghini Aventador SVJ chega com visual “matador” e ficha técnica de respeito, além do título de Lamborghini mais rápido da história! Duvida? Ele bateu 6 minutos e 44,97 segundos no “inferno verde”, superando o antigo detentor do recorde: o Porsche 911 GT2 RS (6min47,3s).

Vamos ao que interessa: o Aventador SVJ vem equipado com motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado que entrega 780 cv (são 30 cv a mais que o Aventador S) e 73,4 kgfm de torque! Embora o superesportivo tenha concorrentes até mais potentes e “torcudos” (incluindo híbridos e modelos turbo), o Aventador SVJ tem como destaque o baixo peso, já que tem apenas 1.525 kg. Para se ter ideia, a ótima relação peso/potência é de 1,98kg/cv.

Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

O “casamento” desse propulsor foi feito com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas (otimizada para fazer trocas mais rápidas), que distribui toda sua força para as quatro rodas — mantendo o sistema de esterçamento nas rodas traseiras do Aventador S.

E toda essa combinação só podia se traduzir em números de desempenho de respeito, com destaque para a aceleração. O Aventador SVJ é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto a prova no 0 a 200 km/h é feita em 8,6 segundos. A marca de Sant’Agata Bolognese promete ainda uma velocidade máxima acima dos 350 km/h.

Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

Mas nem só de “motorzão” vive o supercarro italiano, já que ele conta com um sistema chamado de Aerodinamica Attiva 2.0, o ALA. Basicamente, o sistema funciona por meio de abas frontais e traseiras nos para-choques que se movimentam rapidamente para oferecer a melhor aerodinâmica para o carro em cada situação. Com isso, o Aventador SVJ tem melhor downforce e menor arrasto aerodinâmico.

Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

Visualmente, chama a atenção os novos para-choques com aberturas de ar maiores, com o modelo trazendo também duas novas entradas de ar próximas do capô e difusores de ar nas laterais. As tomadas de ar na laterais são mais amplas, enquanto que a tampa do motor ganhou desenho semelhante ao do superesportivo Centenario.

Por fim, na cabine o Aventador SVJ se diferencia pelo acabamento interno em Alcantara com costuras em vermelho ou branco, bancos concha com cores contrastantes e painéis das portas em fibra de carbono.

O preço de toda essa exclusividade? Nada menos do que 349.116 euros (R$ 1,6 milhão numa conversão direta) para cada uma das 900 unidades que serão produzidas. Detalhe: outras 63 unidades do Aventador SVJ 63 serão feitas, com pintura branca, número 63 e com bastante fibra de carbono na carroceria.

Veja mais:

>> Lamborghini Urus: um SUV para voar baixo

>> 488 Pista: o novo suprassumo V8 de 720 cv da Ferrari

>> McLaren 570GT ganha edição limitada com visual “all black”

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar