Novidades

C4 Cactus agora é o único Citroën no Brasil: C3 e Aircross morreram

Vans Jumpy e Jumper continuam em linha, mas entre modelos de passeio o único Citroën agora é o C4 Cactus

Citroën C4 Cactus [divulgação]

Ainda que já fosse dado como certo pelas revendas da marca e pela imprensa, a Citroën oficializou somente agora a redução de portfólio. Poucos meses depois de tirar o C4 Lounge de linha, mas dois modelos foram para a aposentadoria. C3 e Aicross encerram suas carreiras no Brasil, deixando o C4 Cactus sozinho no pátio da concessionária.

Lançado em 2012 no Brasil, o Citroën C3 era um dos carros há mais tempo sem mudanças. Desde que estreou por aqui até hoje, ele não passou por uma mudança visual sequer. Já teve versões com motor 1.2 PureTech, 1.5 aspirado e, mais recentemente, somente 1.6 aspirado de 118 cv.

Era reconhecido por seu visual arredondado e charmoso. Tendo como principal destaque o para-brisa Zenith que se estendia até a cabeça dos passageiros dianteiros. Nunca foi um campeão de vendas e a segunda geração vendeu menos que a primeira, sendo ofuscado pelo Peugeot 208.

Citroën C3 [divulgação]
Citroën C3 [divulgação]

Aircross

Já o Aircross era, na realidade, a versão aventureira da minivan C3 Picasso. Lançado em 2010, um ano antes da variante civilizada, o Aircross seguia a moda dos modelos aventureiros com estepe na traseira e muito plástico preto pela carroceria. Tinha espaço interno amplo e visual ousado, caracterizado pela carroceria quadrada.

A única mudança visual aconteceu em 2015, quando as versões mais baratas perderam estepe, assumindo o lugar da C3 Picasso, que saiu de linha. Era uma das últimas minivans produzidas no Brasil, apesar de a Citroën não classificar o modelo dessa maneira quando passou a ser vendido somente como Aircross.

Citroën Aircross (Divulgação)

Futuro e presente da Citroën

O lugar de C3 e Aircross será preenchido por um novo SUV subcompacto. Com 4 metros de comprimento, ele está em desenvolvimento com foco no mercado brasileiro e indiano. Terá proposta aventureira, custo baixo e tecnologia para colocar a Citroën em evidência novamente.

Enquanto o novo modelo não chega, a Citroën ofertará no Brasil somente um carro: o C4 Cactus. O SUV compacto é vendido em versões com opção de motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 118 cv ou 1.6 THP quatro cilindros turbo de 173 cv. Todas sempre associadas à transmissão automática de seis marchas.

Flagra Citroën C3 [Auto+ / @giroloco19]
Flagra Citroën C3 [Auto+ / @giroloco19]
No Brasil, o C4 Cactus é vendido nas versões Live (R$ 96.490), Feel (R$ 103.990), Feel Pack (R$ 107.990) e Shine THP (R$ 122.990). Há ainda as séries especiais C Series (R$ 99.990) e Rip Curl (R$ 112.990).

>>Nivus da Fiat: Stellantis prepara SUV cupê baseado no Argo

>>Peugeot 208 e Fiat Cronos terão aumento de produção na Argentina

>>Citroën quer novo SUV compacto e rival para Chevrolet Onix Plus