Destaque Novidades

Nivus da Fiat: Stellantis prepara SUV cupê baseado no Argo

Além do novo SUV compacto baseado no Argo, Fiat terá um SUV cupê originário do hatch compacto de entrada
Fiat SUV Cupê [reprodução]
Fiat SUV Cupê [reprodução]

Quando a Fiat revelou o conceito Fastback no Salão do Automóvel em 2018, a marca deixou claro que aquele modelo não entraria em produção. O SUV cupê da Toro serviria apenas de inspiração para um inédito modelo, agora desvendado. Além do SUV do Argo, a Fiat prepara o seu próprio Volkswagen Nivus.

Desvendado pelo Argentina Autoblog, o Projeto 376 nasce do mesmo embrião do Progetto 363: ou seja, ambos são derivados do Argo. Flagrado em testes na Europa com corpinho de Cronos, o modelo será maior que o SUV que será prêmio do vencedor do BBB 21.

Espaço para o Renegade

Ambos usarão a plataforma de Argo e Cronos, mas o novo modelo deverá compartilhar menos peças com o hatch compacto. É que o SUV oriundo do Projeto 363 (ou Progetto 363 como a Fiat gosta de chamar) terá as mesmas portas e para-brisa do Argo e do Cronos.

Fiat SUV Cupê [reprodução]
Fiat SUV Cupê [reprodução]
A ideia é que esse novo SUV cupê atue na faixa mais alta dos SUVs compactos, ou seja, justamente onde está o Jeep Renegade. Para evitar concorrência interna, ele apostará em visual mais esportivo e pegada urbana, algo completamente oposto do Renegade.

Por isso, ele deverá ter peças de estamparia próprias a fim de elevar seu valor, tanto visual quanto de venda. Ele terá interior mais sofisticado, próximo ao que a Fiat apresentará na Toro reestilizada.

Fiat SUV Cupê [reprodução]
Fiat SUV Cupê [reprodução]

SUV turbo

Por conta da proposta mais esportiva, é possível que o modelo use motor 1.3 GSE Turbo em uma versão mais mansa que os 180 cv que estarão em Renegade, Compass e Toro. O motor 1.0 GSE Turbo, que estará no SUV do Argo, também deve aparecer no utilitário cupê.

Seu lançamento ainda não tem data certeira para acontecer, mas a julgar pelo fato de os primeiros protótipos terem sido flagrados agora somente e com pesada camuflagem, a estreia deve ocorrer apenas em 2022 ou até mais tarde que isso.

>>SUV do Argo: Fiat revela partes do Progetto 363 em teaser

>>Fiat Argo 1.0, mesmo basicão, deixaria o Palio orgulhoso – Avaliação

>>Fiat presenteará vencedor do BBB 21 com SUV do Argo

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar