Destaque Novidades Serviço

Carro parado. E agora?

Veja quais cuidados devem ser tomados para evitar dores de cabeça depois da quarentena
(reprodução)

Nas últimas semanas a frase que mais se ouve é: “Fique em casa”. Essa é a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter a pandemia do novo Coronavírus. Mas, além de desrespeitar o isolamento social, muita gente também vem se queixando pela falta do que fazer durante essa quarentena. Se você se encaixa nessa estatística, que tal cuidar do carro que está ali, parado na garagem? Não sabe como? A gente te explica!

O primeiro ponto é saber que os primeiros 15 ou 20 dias não prejudicam o carro quando parado. Então, se você usava seu veículo regularmente até o começo da quarentena, que não tem nem um mês, no Brasil, nada de desespero!

Certamente a primeira dúvida que surge é em relação à bateria, que pode acabar descarregando após longo período de inatividade, afinal, mesmo com o carro desligado, alarmes, rastreadores entre outros itens continuam em funcionamento. Então, além de seguir as dicas contidas no manual do proprietário, o recomendável é desplugar o componente, começando pelo polo negativo, depois, desconectando o positivo. O inverso deve ser feito ao religar o carro.

(reprodução)

Muita gente também acredita que apenas dar partida no motor resolve todos os problemas do carro parado. O que não é verdade e, sobretudo, exige alguns cuidados. Por exemplo, caso a sua garagem seja fechada, não se deve deixar o motor ligado por muito tempo, afinal, o gás expelido pelo escapamento é letal! Neste caso, o ideal tentar dar ao menos uma volta no quarteirão, pois só assim todas as peças entrarão em funcionamento. Mas cabe reforçar que, neste caso, nada de sair do carro ou cumprimentar aquele vizinho com um caloroso abraço! Fique dentro do carro!

Falando em rodagem, uma dica é manter baixo nível de combustível no tanque se for deixar o carro parado por muitos dias. Aliás, recomenda-se que o reservatório de partida a frio seja abastecido com gasolina aditivada de boa qualidade, o que evita a formação de resíduos. Cuidado também com o óleo do motor, que deve ser trocado conforme recomendação do fabricante.

(divulgação)

A Dunlop alerta para a importância de calibrar os pneus com a pressão máxima que consta no manual do veículo. De acordo com a empresa, a combinação entre pressão baixa e veículo parado por muito tempo resulta em deformação do pneu, uma vez que o ar sempre escapa ao passar dos dias.

Outra peça que exige atenção é o freio de estacionamento. Como o componente, geralmente, usa um cabo flexível que fica tensionado – fazendo pressão sobre o eixo traseiro – o ideal é deixá-lo solto.

Por dentro

Como você viu aqui, a limpeza é extremamente importante dentro do automóvel, afinal, além de evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, a higiene evita atração de insetos e mantém todo o carro em bom estado. Por fora, a pintura também fica mais protegida quando recebe os devidos cuidados.

Nas motos

Para evitar dores de cabeça com gastos desnecessários quando passar a época de quarentena, é preciso que os proprietários de motocicletas também fiquem atentos. De olho nisso, tem até empresa formando parceria para oferecer cursos online. Sim! A intenção aqui é ensinar proprietários de Harley-Davidson e aspirantes a mecânicos os mais variados cuidados com suas motos. A plataforma oferece treinamento técnico com certificado, e é voltada ao público em geral.

Harley-Davidson Fatboy (divulgação)

“O curso pode transformar os interessados em empreendedores e movimentar o mercado de revisão dos modelos HD do país”, diz Junior Valler, cofundador da 77MotoKustom, empresa que ministra o conteúdo em parceria com a Cursos HD Brasil. Ao fazer o treinamento, é possível aprender ações como corrigir e identificar códigos de defeitos, fazer inspeção da bateria, limpeza ou troca do filtro de ar, ajuste e limpeza das velas de ignição, regulagem da correia de transmissão, entre outros serviços.

Veja mais:

>> Coronavírus exige higienização também dentro do carro

>> Saiba o que revisar no carro antes de pegar a estrada

>> É motorista de aplicativo? Saiba como barrar a Covid-19

 

Sobre o autor

Vagner Aquino

Vagner Aquino

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva