Nem era para ter lançado

5 carros que não deveriam ter sido lançados no Brasil

Com estratégia de lançamento confusa ou pouquíssimo tempo de mercado, era melhor essas marcas terem cancelado esses carros

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]

Na hora de lançar carros novos, as marcas fazem estudos gigantescos, gastam uma enorme quantia de dinheiro em divulgação e em eventos. Na maioria das vezes é uma estratégia que dá certo, mas em outras não faz o menor sentido porque ou o carro sai de linha ou na semana seguinte a marca o esquece.

Por isso, selecionamos aqui cinco carros cujo lançamento não fez o menor sentido e teria sido melhor se a montadora tivesse abordado a estreia. Não por serem modelos ruins, muito longe disso, mas por estratégias equivocadas ou timing mais do que errado. 

Chevrolet Bolt EUV

Chevrolet Bolt EUV [divulgação]
Chevrolet Bolt EUV [divulgação]

Exatamente uma semana antes do lançamento do Chevrolet Bolt EUV no Brasil, a CEO da General Motors, Mary Barra, anunciou que o SUV elétrico e seu irmão Bolt estavam saindo de linha. O lançamento no Brasil se tornou um fiasco. Afinal, quem vai querer comprar um carro que acabou de sair de linha? 

Hyundai Ioniq, Kona e Tucson

Na tentativa de pressionar a CAOA a abrir mão da operação de importados da Hyundai no Brasil, a marca sul-coreana liberou três carros novos para a importadora brasileira. Só que todos eles tinham acabado de sair de linha, exceto o Tucson renovado, que morreu em 2018. No momento em que a Hyundai apresentava o novo Kona, o velho chegou e o Ioniq estreou aqui enquanto era substituído por uma família de carros elétricos. 

Kia Rio

Kia Rio [divulgação]
Kia Rio [divulgação]

A Kia demorou três gerações do Rio para trazê-lo ao Brasil. É um carro com o nome da cidade maravilhosa e que se encaixaria perfeitamente aqui: bonito, bom de andar, cheio de componentes compartilhados com o HB20 e com a fama da Kia. Mas a marca o lançou sem motor turbo, mais caro do que deveria e depois esqueceu que ele existia. 

Honda Accord e:HEV

Honda Accord e:HEV [Auto+ / João Brigato]
Honda Accord e:HEV [Auto+ / João Brigato]

Na geração passada, o Honda Accord foi responsável por inaugurar o sistema híbrido e:HEV no Brasil. Era um carro fantástico, econômico e até com preço interessante. Mas durou meses. Inclusive, ironicamente, a Honda tirou o modelo de linha exatamente na semana em que o Auto+ o testava. Demorou, mas a nova geração chegou para tapar o buraco.

Ford Territory

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]

O timing do lançamento do primeiro Ford Territory foi o pior possível. Antes de anunciar o fechamento de suas fábricas, a marca revelou o modelo como parte importante de seu futuro. Mas ele é um dos piores carros que a Ford já vendeu: sem personalidade, com performance pífia e de origem chinesa, vendeu mal e não dava esperanças de um futuro bom para a marca. E ainda bem que ele estava errado.

Qual outro carro teve lançamento sem o menor sentido no Brasil? Conte nos comentários.


>>Novo Duster será vendido também pela Nissan

>>Os 5 carros brasileiros mais legais de todos os tempos 

>>5 carros para comprar pelo preço da Chevrolet Spin Premier 2025