Home » Curiosidades » As cinco grades frontais mais icônicas de carros já feitas na história

Curiosidades

As cinco grades frontais mais icônicas de carros já feitas na história

Existem marcas que criam uma identidade visual tão forte em seus carros, que eles são reconhecidos só pelas grades frontais

2 min de leitura

Grande parte da identidade visual das montadoras é baseada no estilo das grades frontais. Elas são como marcas de nascença de vários carros. Elementos tão fortes que tornam os carros reconhecidos à distância e mesmo com o logotipo tampado. Por isso, reunimos cinco grades frontais icônicas nesta lista. 

Duplo rim da BMW

BMW Série 3 cinza de frente
BMW Série 3 [divulgação

Quando se trata de grade frontal lembrada e reconhecida por todos, talvez o duplo rim da BMW seja a campeã. Afinal, é um formato muito simples, mas que pode ser aplicado em diversos tamanhos e carros diferentes. Infelizmente, contudo, há vezes que a BMW exagera no tamanho.

Audi Singleframe

Audi A5 cinza de frente
Audi A5 [divulgação]

Pode culpar a Audi pela moda das grades frontais unificadas do início dos anos 2000 e que perduraram até hoje. Criado pelo designer Walter de Silva depois de sair da Alfa Romeo, a Singleframe da Audi é, hoje, um símbolo tão forte da marca alemã tanto quanto seu logotipo de quatro argolas.

Cuore sportivo da Alfa Romeo 

Alfa Romeo Tonale cinza de frente
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

Diferentemente de várias marcas as quais modificaram suas grades frontais ao longo dos anos, ou desenvolveram a icônica depois de décadas de mercado, a Alfa Romeo se mantém fiel ao cuore sportivo desde sempre. É impossível não reconhecer um Alfa, mesmo de longe, graças a esse coração esportivo.

Sete fendas da Jeep

Jeep Commander marrom de frente
Jeep Commander [divulgação]

Todo SUV da Jeep tem grade frontal com sete fendas. Isso veio do Wrangler de guerra e perdura até hoje na marca norte-americana. O estilo é tão forte, que é, muitas vezes, usado como símbolo da fabricante do grupo Stellantis. Mesmo na era dos carros elétricos, as sete fendas estão lá. 

Nariz de tigre da Kia

Kia K9 de frente
Kia K9 [divulgação]

Ainda que, para muitos, a grade frontal da Kia pareça uma junção da duplo rim da BMW, a marca sul-coreana tem outra inspiração. Trata-se do nariz do tigre, em alusão ao fato de que o país a que ela pertence faz parte do grupo dos tigres asiáticos. É uma identidade visual forte e que está presente na Kia há muito tempo.

Que outra marca com grade frontal icônica você se lembra? Conte nos comentários.


YouTube video

7 comentários em “As cinco grades frontais mais icônicas de carros já feitas na história”

  1. passis

    "These days, Jeep is known for a lot of things. But perhaps its most iconic design element of all is that seven-slat front grille, a signature styling touch that’s been around for decades now. But what many people may not realize is the fact that it was not Jeep, but Ford that originally came up with this design."

  2. Nelson Gulpilhares

    A Masserati tem uma grade bem legal.

  3. awatenor

    Nenhuma defesa da marca mas, quando lançaram um certo compacto em 1996, com a borda interna inferior dos faróis levantada PARA CIMA, dizia-se que erra muito estranho e desfiava o estabelecido…. lembro ainda da frente da Variant e seus irmãos…
    Hoje, muitos, mas muitos faróis tem esse detalhe.

  4. Steeven Ávila

    Ford ou Dodge? Na minha cabeça está mais associado aos carros da Dodge, principalmente da era Chrisler. Talvez Dart ou Challenger? Essa marca é muito confusa pra mim.

    • passis

      Ford. Esses GP (general purpose) foram feitos para a guerra por meio de licitação do governo americano. Se não me engano participaram Ford, Willys e Bantan (?)

  5. Nabucodonosor Rei

    Nenhuma grade de procedência

  6. Diego Vetter

    Quando falamos de identidade visual e grades, em específico, nunca poderemos deixar de citar a Rolls Royce entre as top 5. E, apesar de estar mais relacionado a logo, acredito que a Volvo mereceria, ao menos, uma menção honrosa.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar