Diferentemente da Jeep e até da Toyota, a Honda não é uma marca a qual você tradicionalmente associaria a um SUV 4×4 voltado ao off-road de verdade. Mas, a quarta geração do Honda Passport quer mudar isso. Totalmente renovado e focado em performance fora de estrada com a versão TrailSport, ele bem que poderia vir ao Brasil.
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Baseado na recém-apresentada nova geração do Pilot, o novo Honda Passport concorre diretamente com Jeep Grand Cherokee em busca de um comprador que quer um SUV 4×4 parrudo de cinco lugares, mas precisa de luxo. Trazendo para o mundo Jeep, a versão TrailSport é como se fosse a Trailhawk da Honda.
Agora é sério
Para dar conta das trilhas, a versão TrailSport deixou de ser um pacote visual e passou a ter verdadeiras mudanças focadas no uso off-road. Segundo a Honda, a quarta geração do Passport foi pensada em torno dessa variante, por isso até ganhou rigidez torcional 50% maior do que antes.
Agora, o SUV 4×4 da Honda traz peito de aço na parte inferior da carroceria, para-choques exclusivos com ângulo de entrada e saída melhorados, suspensão elevada e retrabalhada, além de pneus de uso misto de 31 polegadas calçando rodas de 18 polegadas pintadas em preto.
A tração 4×4 agora tem nova programação eletrônica e lógica diferente para a versão TrailSport. Além disso, o novo Honda Passport traz câmeras em vários ângulos para auxiliar o motorista a transpor obstáculos difíceis e terrenos acidentados.
Fórmula clássica
Diferentemente da maioria dos concorrentes que tem apostado em motores menores turbinados para ganhar eficiência, a Honda se mantém fiel aos aspirados. Ainda que tenha motores turbo, como no HR-V e no Civic Type-R, a maioria dos carros da marca prefere a aspiração natural.
Esse é o caso do Honda Passport. O SUV 4×4 traz motor 3.5 V6 aspirado de 289 cv e 36,3 kgfm de torque. Comparando ao Jeep Grand Cherokee, que é vendido no Brasil (ao contrário do Honda), o norte-americano tem 380 cv e 65 kgfm de torque. Mas esses números só são atingidos porque ele é um 2.0 quatro cilindros turbo híbrido plug-in.
Quadrado significa parrudo
Enquanto a geração anterior apostava em um estilo mais arrojado e cheio de vincos, no novo Passsport, a Honda foi para a fórmula mais clássica. Como as linhas retas e carrocerias caixote estilo anos 1980 estão na moda, o SUV 4×4 seguiu por essa mesma linha de design. A frente tem faróis retangulares com luz de LED diurna amarela no TrailSport.
Eles são interligados a uma grade frontal retangular com quatro aberturas de ar. Além disso, o para-choque tem detalhes em cinza, vermelho e sem pintura, dando um aspecto bem parrudo. O nome Passport vem na faixa que separa as aberturas de ar superior e inferior. Na lateral, para-lamas alargados dão o destaque.
Já a traseira tem um certo ar retrô, com o nome Passport direto no metal acompanhado por linhas horizontais que nascem do suporte de placa. O vidro lateral se liga ao traseiro e ainda há uma zona preta no teto que fecha o conjunto. O mesmo detalhe cinza do para-choque frontal, vem para a traseira, já a lanterna é retangular com lente em T.
Já a cabine é típica da Honda, com volante e painel de Civic, central multimídia flutuante igual à do Accord e comandos físicos para ar-condicionado na parte inferior. A qualidade de montagem é muito boa, com vários elementos macios ao toque. Afinal, estamos falando de um SUV 4×4 acima do CR-V híbrido em porte e preço.
Você gostaria de que a Honda vendesse o Passport no Brasil? Conte nos comentários.
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