Rodando em testes no Brasil ainda com camuflagem, mas com o lançamento se aproximando, a nova geração da Mitsubishi L200 Triton já é oferecida em cinco países da América Latina. Enquanto em alguns lugares ela traz o nome L200, em outros agora é só Triton. Mas o destaque vai para a versão Katana.
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Oferecida somente no Chile, a Katana é a variante intermediária da nova L200 Triton. Por lá, a Mitsubishi oferece a caminhonete nas variantes Work, Katana e Dakar, sendo cada uma com visual diferente. Contudo, a Triton Katana e a Dakar contam com subversões (XR e XRT na Katana, enquanto a Dakar é sempre XR, mas com câmbio manual ou automático).
Katana, é parte forte da cultura japonesa, por isso é tão legal ver a Mitsubishi usando suas origens. Para quem não se lembra, katana é um tipo de espada samurai. Ela é formada por um cabo curto e de fácil manejo junto a uma grande lâmina afiada. Em geral, fica apoiada na cintura ou nas costas em um suporte que protege a lâmina.
Mas é Triton ou L200?
Além do Chile, a nova geração da Mitsubishi L200 Triton é oferecida em alguns vizinhos do Brasil: Colômbia, Ecuador, Panama e Peru. Só que o curioso é que o nome varia de acordo com cada país. Hoje, a caminhonte média da Mitsubishi atende pelo nome de L200 Triton Sport. Entretanto, lá fora as coisas mudaram.
Alguns países passaram a chamar a caminhonete somente de Mitsubishi Triton, enquanto outros mantiveram L200, mas sem o sobrenome. O batismo clássico ficou em Peru, Chile Colômbia e Panama. Já o Ecuador adotou o batismo global Triton. Vale ressaltar que países da Ásia e Oceania, que já oferecem a picape desde 2023, a chamam de Triton.
No Brasil, há grandes chances de que a caminhonete mantenha o nome L200 Triton que já é clássico. Contudo, deve adicionar um novo sobrenome em substituição ao Sport, que é da atual geração. L200 Triton Katana é uma boa possibilidade. Como é tradição da HPE por aqui, a nova geração deve conviver com a antiga por um tempo.
Sem spoilers
Por mais que é muito provável que o visual da nova geração da Mitsubishi L200 Triton brasileira seja idêntico ao que é oferecido nos países vizinhos, não dá para descobrir muito mais do que isso. Cada país tem um conjunto mecânico diferente, usando até motores antigos das gerações anteriores.
Globalmente ela é mais encontrada com motor 2.4 quatro cilindros diesel, com variantes que vão de 132 cv a 204 cv. Considerando que o mercado brasileiro demanda por mais de 200 cv, esse deve ser o mínimo que a Mitsubishi deve oferecer na nova Triton por aqui. Vale lembrar que o lançamento deve ocorrer ainda em 2024 no Brasil.
Ansioso pela chegada da nova geração da Mitsubishi L200 Triton ao Brasil? Conte nos comentários.
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