Uma das grandes preocupações do consumidor brasileiro é rodar sem gastar muito, especialmente com o combustível caro. A moda do momento são os SUVs, principalmente os compactos pelo seu bom valor de compra. Pensando nisso, o Auto+ pegou os cinco SUVs compactos mais econômicos vendidos no Brasil em 2025, todos são abaixo de R$ 160 mil.
O ranking leva em conta o consumo energético em megajoules por quilômetro (MJ/km), indicador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que mostra quanta energia o carro consome para rodar a cada quilômetro. Quanto menor o número, mais eficiente o modelo.
Aqui, consideramos apenas SUVs compactos a combustão e micro-híbridos, já que o mercado brasileiro ainda não conta com nenhum SUV compacto híbrido pleno. Essa marca será inaugurada pelo Toyota Yaris Cross, que chega no segundo semestre de 2025 e deve assumir a liderança dessa lista em breve.
Fiat Fastback Audace Hybrid – 1,62 MJ/km

Preço: R$ 159.990
O Fastback Audace Hybrid usa o motor 1.0 turbo flex T200 de três cilindros de 125/130 cv e 20,4 kgfm aliado a um sistema micro-híbrido e câmbio CVT que simula até sete marchas. Ele também carrega o título de maior porta-malas da categoria, com 516 litros.
Consumo:
- Cidade: 12,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
- Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)
Volkswagen Nivus Comfortline – 1,61 MJ/k

Preço: R$ 146.290
Equipado com o conhecido motor 1.0 turbo flex EA211 de três cilindros, com 116/128 cv e 20,4 kgfm e câmbio automático de seis marchas, o Nivus oferece bom desempenho e porta-malas de 415 litros.
Consumo:
- Cidade: 12,4 km/l (gasolina) / 8,6 km/l (etanol)
- Estrada: 14,8 km/l (gasolina) / 13,3 km/l (etanol)
Citroën Basalt Feel – 1,56 MJ/km

Preço: R$ 101.490
Aqui, a motorização é aspirada, o 1.0 Firefly de três cilindros de 71/75 cv e 10/10,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. O Basalt aposta no baixo consumo e no porta-malas de 490 litros, mas sem grandes pretensões de desempenho.
Consumo:
- Cidade: 13,2 km/l (gasolina) / 9,2 km/l (etanol)
- Estrada: 14,3 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)
Volkswagen Tera MPI – 1,55 MJ/km

Preço: R$ 105.890
O Volkswagen Tera de entrada vem com motor 1.0 aspirado de três cilindros de 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm e câmbio manual de cinco marchas.
Consumo:
- Cidade: 13,2 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
- Estrada: 14,7 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
Fiat Pulse Audace Hybrid – 1,54 MJ/km

Preço: R$ 135.990
O SUV compacto mais econômico do Brasil em 2025 usa o mesmo conjunto mecânico do Fastback Audace Hybrid, porém mais leve: motor 1.0 turbo T200 de 125/130 cv e 20,4 kgfm com sistema micro-híbrido e câmbio CVT. O porta-malas leva 370 litros.
Consumo:
- Cidade: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
- Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
E você, qual desses SUVs levaria para casa? Deixe sua opinião nos comentários!




Cadê o kardian ??? Meu filho tem um e faz 17/18 km litro. E tem muito mais tecnologia e acessórios do que esses 5 mostrados. Deve ser matéria paga né. Se não é então trabalhem direito e informe corretamente.
De acordo, o meu é bem econômico tbm, de 13 a 14 km/l. Matéria tendenciosa!
Também tenho um Kardian, é muito econômico. Faço 13 km/l cidade e 16 om/l estrada.
Se o Consumo do Nivus com etanol na estrada está correto , 13,3 km/l, surpreende….
Cade o kardiam o meu faz 17km p litro
Concordo plenamente que esta pesquisa é tendenciosa.
Ranault Kardian techno 13 km/litro na cidade de Porto Alegre
Estou sempre pesquisando e ainda não encontrei outro veiculo mais econômico.
Fiat pulse é SUV?
Achei que era um mini Hatch…
🤭🤭🤭
Nao entendo como e feito essa km por litro, deveria explicar em que velocida fazem esse consumo, o meu SUV faz em pilototo automatico em media de 100km/h faz 19 a 20 km/l isso na estrada.
O meu Suv faz com piloto automatco em 100km faz de 19 a 20 KM/L