Ao vivo
Home » Curiosidades » Rodízio será suspenso em São Paulo por jogo do Brasil na Copa do Mundo

Curiosidades

Está livre

Rodízio será suspenso em São Paulo por jogo do Brasil na Copa do Mundo

Prefeitura libera circulação de carros, mas mantém restrições para caminhões e fretados

3 min de leitura

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão excepcional do Rodízio Municipal de Veículos na tarde desta quarta-feira (24), em razão da partida entre Brasil e Escócia pela Copa do Mundo. Com isso, a liberação acontecerá apenas entre 17h e 20h, período em que normalmente ocorre a restrição para automóveis na capital paulista. 

Por outro lado, o rodízio seguirá normalmente durante a manhã, entre 7h e 10h. Desta forma, como a partida acontece em uma quarta-feira, os veículos com placas de final 5 e 6 continuam impedidos de circular dentro do Minianel Viário no horário matutino. 

A decisão foi tomada por causa do confronto entre Brasil e Escócia, marcado para as 19h no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Assim, a expectativa da Prefeitura é reduzir os impactos no trânsito causados pela movimentação dos torcedores e pela alteração no expediente de diversos estabelecimentos da cidade. 

O que continua valendo?

Trânsito em horário de pico
[Reprodução]

Apesar da suspensão parcial para automóveis, outras restrições permanecem em vigor ao longo de toda a quarta-feira.

Segundo a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), continuam valendo o Rodízio de Veículos Pesados, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). Além disso, a circulação irregular de carros nas faixas exclusivas de ônibus seguirá sujeita à fiscalização normalmente. 

Como funciona o rodízio em São Paulo?

Criado em 1997, o Rodízio Municipal de Veículos surgiu como uma medida para reduzir congestionamentos e melhorar as condições de tráfego na capital paulista, uma das cidades com a maior frota de veículos do país. Desta forma, a regra funciona de segunda a sexta-feira, sempre em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A restrição vale dentro do chamado Minianel Viário e segue o final da placa do veículo:

  • Segunda-feira: finais 1 e 2
  • Terça-feira: finais 3 e 4
  • Quarta-feira: finais 5 e 6
  • Quinta-feira: finais 7 e 8
  • Sexta-feira: finais 9 e 0

Qual é a multa para quem desrespeita o rodízio?

Quem circula em local e horário proibidos comete infração de trânsito de natureza média. Atualmente, a penalidade prevê multa de R$ 130,16 e o acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E você, concorda em tirar o rodízio para o jogo do Brasil? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, sempre fascinado por carros. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar