Se alguém ainda achava que os carros elétricos chineses eram só cópias baratas dos ocidentais, talvez seja hora de pensar diferente. A Xiaomi, sim, aquela dos celulares, acaba de colocar seu sedã SU7 Ultra no topo do ranking de elétricos mais rápidos de Nürburgring com um tempo oficial de 7:04.957. Ele bateu o Porsche Taycan Turbo GT e até o hipercarro Rimac Nevera e custa menos de um terço do preço deles.
Apesar de ter sido 18 segundos mais lento que o protótipo que rodou em 2023 (com aerodinâmica agressiva e alívio de peso), o SU7 Ultra de produção não decepcionou. Usando um pacote de pista opcional, o carro superou os 7:05.298 do Rimac e os 7:07.55 do Taycan Turbo GT. E isso com direito a vídeo onboard publicado no site oficial de Nürburgring e no canal do YouTube do autódromo.
Por enquanto, a Xiaomi não revelou quem foi o piloto da volta recorde, mas afirmou que era um modelo final, idêntico ao vendido ao público, exceto pela ativação do pacote de pista. No vídeo, o sedã chega aos 345 km/h.

O Xiaomi SU7, lançado no início de 2024, na versão topo de linha Ultra possui três motores elétricos e entrega no modo mais extremo 1.527 cv e 185 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,89 segundos. Sua velocidade máxima é de 350 km/h.
O detalhe é que o carro não entrega toda essa potência logo de cara. Para liberar os 1.527 cv, o condutor precisa fazer uma volta de classificação em um circuito homologado pela Xiaomi. Só após registrar um bom tempo no modo especial do carro que é validado e envia o desempenho para os servidores da marca e a potência extrema é recebida pelo carro. A potência padrão é de 888 cv.

E mesmo com esses números absurdos, o preço do Xiaomi SU7 Ultra parte de 529.000 ienes japoneses (cerca de R$ 400 mil) na China. Para comparar, o Taycan Turbo GT custa 1.998.000 ienes (aproximadamente R$ 1,55 milhão). No entanto, no Brasil, a Porsche cobra R$ 1.535.000 pelo Taycan Turbo GT Pacote Weissach, ou seja, R$ 100.000 a mais que o Taycan Turbo S (R$ 1.435.000).
Entre o Xiaomi SU7 Ultra e o Porsche Taycan Turbo GT, qual você leva? Deixe sua opinião nos comentários!




O Xiaomi encantou até o presidente de uma montadora dos EUA (só não me lembro qual). A diferença de preço é abissal. Resta somente saber se o público alvo de carros premium, fora da China, deixará de lado o status e tradição de um Porsche.
Já dizia a propaganda: “potência não é nada sem controle”. O Ford Mustang GTD, com pouco mais da metade da potência desse aí, fez tempo quase 13 segundos mais baixo!