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Rimac Nevera se torna o elétrico mais rápido do mundo

Apresentado oficialmente em 2021 em sua versão de produção, Rimac Nevera se torna o elétrico mais rápido do mundo já produzido

Rimac Nevera [divulgação]
Rimac Nevera [divulgação]

O surgimento da Rimac com o Concept_One já antecipava que a marca era promissora. Desde a apresentação do C_Two Concept, que antecipou o Nevera, já se tinha em mente que a marca surgia como a Bugatti dos carros elétricos. Mais tarde, Rimac e Bugatti criaram uma joint-venture, provando que a marca croata terá um espaço interessante entre os hiperesportivos.

Agora, a Rimac provou mais uma vez sua capacidade com a quebra de recorde do Nevera, apresentado em sua versão de produção no ano passado. O resultado é que o cupê chegou à velocidade máxima de 412 km/h. Neste teste, ele acelerou de 0 a 100 km/h em exatos 2 segundos. A prova foi cumprida na pista Automotive Testing Papenburg na Alemanha.

“Viajar a 412 km/h significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho em um carro de estrada é incrivelmente complexo, mas no Nevera criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, pode enfrentar pistas de corrida estreitas e sinuosas e pode derrapar, bem como quebrar recordes de velocidade em linha reta, tanto para aceleração quanto para velocidade máxima”, disse Miro Zrnčevic, Piloto-Chefe de Teste e Desenvolvimento da Rimac.

Rimac Nevera [divulgação]
Rimac Nevera [divulgação]
O Nevera foi pilotado por Zrnčevic. Com esse resultado, o Nevera se tornou o carro elétrico de produção em série mais potente já criado. O cupê conta com quatro motores elétricos que desenvolvem 1.914 cv e 240,7 kgfm de torque. Ele traz uma bateria de 120 kWh, refrigerada a água. O carro é equipado com o All-Wheel Torque Vectoring 2 (R-AWTV 2), que substituiu o antigo sistema de vetorização de torque.

Com uma produção limitada em 150 unidades, a produção do elétrico começou recentemente, em julho. Para a sua produção iniciar, a Rimac destacou que foram necessárias 1,6 milhão de horas de pesquisa e desenvolvimento no carro. Produzido na Croácia, cada Nevera custa 2 milhões de euros, cerca de R$ 11,2 milhões em conversão simples.

Rimac Nevera [divulgação]
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