Destaque

5 carros brasileiros que gostaríamos de pilotar nos jogos

Produtores de Need For Speed, Forza e Gran Turismo: passou da hora de um pacote com carros brasileiros em seus jogos, não?

carros
Renault Sandero RS [divulgação]

Um dos maiores mercados automotivos do mundo, o Brasil produz carros verdadeiramente icônicos, mas que nunca figuram em jogos. O máximo que o Brasil já presenciou foi o Volkswagen Fox em algumas edições do Forza Motorsports ou como carro de tráfego no Forza Horizon. Mas passou da hora de termos carros brasileiros em jogos.

Games de peso como Need For Speed, Forza (Horizon e Motorsport) e Gran Turismo já deram vez a diversos modelos específicos. Forza Horizon 4, por exemplo, apostou na cultura australiana com modelos históricos da terra do canguru, enquanto Gran Turismo sempre mostra uma infinidade de versões de carros japoneses. 

carross
Volkswagen Fox [Forza Motorsports 4]
Até mesmo o Need For Speed, especificamente no icônico Underground 2, já trouxe Vauxhall Corsa e Peugeot 106 como representantes bastante particulares da Europa. Por isso, trouxemos uma lista com cinco carros genuinamente brasileiros que precisam aparecer em jogos. Modelos que foram produzidos também fora do Brasil estão descartados da lista.

Renault Sandero RS

carros
Renault Sandero RS [divulgação]
Dentre todos os carros esportivos que o Brasil já produziu, o Renault Sandero RS é o representante moderno mais icônico. Desenvolvido exclusivamente para o nosso mercado, o modelo contava com motor 2.0 quatro cilindros aspirado da Scénic com 150 cv e 20,9 kgfm de torque. 

Já imaginou o quão divertido seria fazer a famosa curva saca-rolha em Laguna Seca com um Sandero RS? Ou pilotar ele sem limites em alguma paisagem deslumbrante de Forza Horizon. E ainda poder fugir da polícia em manobras cinematográficas em algum Need For Speed? Por favor, tragam o Sandero RS para os consoles para já!

Puma

Puma 1500 [divulgação]
Puma 1500 [divulgação]
Durante os tempos de ditadura militar, a indústria brasileira foi extremamente criativa com seus modelos fora de série. Mas talvez a marca que mais se destacou foi a Puma, especificamente com o modelo GT 1500. Nascido em 1967, o modelo usava mecânica de Fusca e um visual bastante europeu.

Hoje a Puma desenvolve um novo modelo para o Brasil, focado em prazer ao dirigir e com diversos elementos inspirados no modelo do passado. Seria interessante ver o Puma clássico e o moderno rodando juntos, nem que fosse em pistas digitais como de Gran Turismo, Forza e Need For Speed.

Fiat Uno

Fiat Uno com escada [divulgação] carros memes
Fiat Uno com escada [divulgação]
Não há como falar de Brasil e não citar um dos carros superesportivos mais icônicos da indústria nacional: o Fiat Uno. Sim, o Uno é um superesportivo, desde que tenha escadas instaladas em seu teto. Caso o pequeno compacto fosse incluso em algum Gran Turismo, Forza ou Need For Speed, o adereço das escadas seria obrigatório entre as modificações.

Apesar das brincadeiras com a esportividade do Fiat provida pela escada no teto, o modelo conta com versões verdadeiramente apimentadas que poderiam acrescentar muita divesão aos jogos. A principal seria o Uno turbo com seu motor 1.4 de 118 cv e 17,5 kgfm de torque em uma carroceria com menos de 1.000 kg.

Rossin-Bertin Vorax

carros
Rossin-Bertin Vorax [divulgação]
O único super esportivo (de verdade) projetado no Brasil não virou realidade nas ruas, mas bem que poderia fazer sucesso nas telas. Apresentado em 2010 no Salão do Automóvel, ele contava com versões conversível e cupê e se propunha a ser o carro mais potente e rápido já produzido em nosso país.

Contava com motor V10 5.0 da BMW com 507 cv na versão aspirada e 750 cv na biturbo. Com tração traseira, o modelo trazia transmissão sequencial de competição com sete marchas, freio de carbono-cerâmica e suspensão totalmente independente duplo A. Uma pena nunca ter sido produzido em série.

Volkswagen Gol GTI

Volkswagen Gol GTI [divulgação]
Volkswagen Gol GTI [divulgação]
Entre todos os carros produzidos e desenvolvidos no Brasil, o Volkswagen Gol talvez seja o mais verde e amarelo de todos. Seu nome foi inspirado no futebol, esporte preferido da nação, e ele nasceu e morreu como um modelo feito no Brasil para os brasileiros. Mas sua inclusão nos jogos deveria ser feita com a versão mais legal de todas: a GTI.

Não seria nada ruim ver o GTI em suas três gerações. O quadrado com motor AP 2.0 de 120 cv, depois o GTI bolinha de 145 cv e por fim o raríssimo GTI G3 de 153 cv coroaria a história do mais icônico dos carros brasileiros e também todo legado da indústria nacional. Não seria ruim também um Gol GT Concept, mas com motor decente pelo menos.  

>>Nissan lançará 27 carros híbridos e 19 elétricos até 2030

>>Cinco carros que agradecemos por nunca terem vindo ao Brasil

>>Cinco carros que, como o Oxxo, pouca gente fala o nome certo