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5 carros da Fiat que reciclaram peças de outros carros

Reaproveitar é sempre bom, por isso esses cinco carros da Fiat usam as mesmas peças de outros modelos dentro do grupo

Fiat Croma e Bravo [divulgação]
Fiat Croma e Bravo [divulgação]

Não dizem por aí que precisamos reutilizar o máximo de coisas quanto possível? Pois no mundo dos automóveis isso é mais comum do que parece. Existem diversos carros que usam peças dos outros e isso não fica nem um pouco nítido, em alguns casos. A Fiat, por exemplo, é mestre em fazer isso e muitos reaproveitamentos passam desapercebidos.

Prova disso é que reunimos cinco carros da Fiat que aproveitam peças de outros modelos. O interessante é que, dos cinco modelos da lista, dois são carros totalmente projetados no Brasil. Já outro, sofreu uma reestilização que só existiu por aqui.

Croma

Em 2005, a Fiat resolveu entrar no segmento de modelos grandes com uma perua ao invés de um sedã. As minivans estavam na moda na época e a marca italiana resolveu arriscar. Só que em 2008 já estava na hora da reestilização, como a Fiat mudou de linguagem visual e a Croma vendia pouco, a solução foi pegar emprestado os faróis do Bravo. Resultado é desproporcional.

Marea

Presente na lista dos carros que sofreram uma reestilização exclusiva para o Brasil, o Fiat Marea brasileiro tem uma traseira diferente do europeu. Se um italiano vier ao Brasil e ver essa traseira, pensará se tratar de um Lancia Lybra, o equivalente Lancia do Fiat Marea o qual é dono das lanternas vermelhas que o sedã médio passou a usar por aqui a partir de 2001.

Toro

Pode até não parecer, mas a luz de ré integrada a um refletor estilo olho de gato e, nas versões mais caras, luz de neblina é uma peça compartilhada entre dois carros da Fiat. O Punto de terceira geração sem reestilização (primeiro modelo vendido no Brasil) e a Toro compartilham a mesma peça. Mas como tudo em volta é diferente, nem parece a mesma coisa.

Fiorino

Até pouco tempo atrás, a Fiat aqui no Brasil tinha Fiorino e Doblò disputando o mesmo mercado. Só que a Fiorino era um carro velho, derivado do Uno original, enquanto o Doblò já era um projeto mais moderno. Quando a nova geração da Fiorino chegou em 2013, a marca italiana usou a lanterna traseira do Doblò. E hoje essa lanterna está também em um Peugeot.

Multipla

Um dos carros mais feios da história automotiva, a Fiat Multipla ganhou os faróis da Idea em 2004. Nessa época, as duas minivans da Fiat conviveram juntas e com públicos bem distintos. Afinal, a Multipla era maior, carregava seis pessoas e tinha visual caixote. Já a Idea era mais moderna, bem monovolume e, no Brasil, tinha interior de Palio.

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