
Apesar de a internet ficar enfurecida toda vez que a Ford é citada em alguma matéria afirmando que a marca saiu do Brasil, isso não é verdade. Ela segue firme e forte como importadora. Mas o que a Ford poderia ter feito para que a sua produção nacional não tivesse entrado em falência?
Listamos cinco hipotéticas estratégias que poderiam ter mudado completamente o rumo da Ford no Brasil. Isso, é claro, se a marca tivesse dinheiro suficiente para fazer isso ou a aprovação da matriz – que vez ou outra transparece que não deixa muito que a divisão brasileira tome as próprias decisões.
New Fiesta sem automático de verdade
A grande questão é que o Ka ganhou um câmbio automático de verdade junto a um moderno motor 1.5 Dragon três cilindros aspirado. Esse motor deveria ter sido usado no New Fiesta, não no Ka. Com esse conjunto, a Ford poderia ter cobrado mais por ele e feito um rival de peso para o Chevrolet Onix. Mas no fim o Ka ficou mais sofisticado do que o New Fiesta e ainda por cima falhou.
Não nacionalizar o EcoBoost
O 1.0 EcoBoost era o motor mais premiado da época e já antecipava uma tendência que não teria mais volta. Se ao invés de nacionalizar o 1.5 aspirado a Ford tivesse feito o 1.0 EcoBoost no Brasil, além de ter tido a primazia entre os modelos turbo 1.0, teria vendido bem mais seus carros. Isso, claro, se não usasse o PowerShift nas versões automáticas.
Ford EcoSport global demais
Bem menor que os rivais, o EcoSport não teve chance para o que vinha adiante como Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks. Nem é preciso citar que o câmbio PowerShift também ajudou a minar o sucesso do EcoSport, não é? Um EcoSport com porte de SUV compacto de verdade e motor EcoBoost poderia ter sido líder de vendas por anos ou até hoje.
Só Ford de baixo custo
Volume excessivo fez mal à Ford, que precisava equilibrar a balança das vendas com carros mais caros e sofisticados. Foi isso que a Fiat fez com Toro e agora com o Pulse. E também foi o foco da Nissan ao tirar V-Drive e March de linha para focar em Versa e Kicks. Ka e EcoSport deveriam ter sido mantidos na base, mas com irmãos mais sofisticados logo acima.
Anúncio ao contrário
Se a Ford tivesse prometido o lançamento de Bronco Sport, Maverick, Transit, Mustang Mach E e Territory antes de revelar que fecharia a fábrica, o impacto seria menor. Já que a cada anuncio novo, choviam comentários questionando se a Ford não tinha saído do Brasil. Era melhor prometer o futuro antes de anunciar as mudanças do presente.
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