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Abarth 695 75º Anniversario é o fim de um clássico Fiat?

O Abarth 695 75º Anniversario é limitado em 1.368 unidades e homenageia tanto a marca quanto o propulsor 1.4 T-Jet

Abarth 75º Anniversario [divulgação]
Abarth 75º Anniversario [divulgação]

O Abarth 695 75º Anniversario celebra tanto o aniversário de 75 anos da marca do escorpião quanto homenageia o propulsor 1.4 T-Jet, que ficou conhecido no Brasil por equipar os modelos Bravo, Punto e Linea, por exemplo. Mas será que esse é o fim do 500 Abarth a combustão?

A produção é limitada em apenas 1.368 exemplares, finalizados na tonalidade preta, e pela primeira vez o símbolo do escorpião cobre todo o teto. Outros detalhes em dourado também aparecem nas rodas de aro 17”, nos logotipos alusivos à versão e nos exclusivos do 75º aniversário, exibindo o conjunto de bielas e pistões cruzados.

Ao abrir a porta, a cabine exibe o painel recoberto em Alcantara, os bancos em carbono da Sabelt, além de ainda oferecer o multimídia de 7” com conectividade Apple CarPlay, Android Auto e navegação, ar-condicionado automático e áudio da Beats.

Abarth 695 75º Anniversario
Abarth 695 75º Anniversario [divulgação]
A escolha do número 1.368 para o hot hatch tem uma explicação: ele faz uma referência à cilindrada do motor de 1.368 cc, que é sobrealimentado pelo turbocompressor Garrett GT 1446, resultando em 180 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

Para embalar os passeios, a sonoridade do sistema de escape é proporcionada pela Record Monza com válvula ativa, enquanto a dinâmica é evidenciada pelos amortecedores Koni FSD nos dois eixos, e as frenagens são garantidas pelos discos ventilados/perfurados de 305×28 mm com pinças de alumínio da Brembo.

Abarth 695 75º Anniversario
Abarth 75º Anniversario [divulgação]
Mas, quanto custa? A pedida no mercado do Reino Unido é de 32.895 libras (aproximadamente R$ 205.132, em conversão direta, sem incluir os impostos e taxas).

Senta que lá vem história

A história da Abarth iniciou-se em 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. com o piloto Guido Scagliarini. O primeiro carro, o 204A, derivou do Fiat 1100, e o primeiro modelo baseado no novo Fiat 500 foi o Fiat-Abarth 595, em 1963.

No Brasil, anos atrás, tivemos à venda tanto o Stilo Abarth (cinco cilindros 2.4 20V com 167 cv e 22,8 kgfm), quanto o 500 Abarth (1.4 turbo de 167 cv e 23 kgfm). Mais recentemente, a marca veio oficialmente ao nosso mercado trazendo na bagagem o Pulse e o Fastaback Abarth, ambos equipados com o propulsor turbinado 1.3 16V (1.332 cc) de até 185 cv e 27,5 kgfm, quando abastecidos com etanol, assim como aprimoramentos em prol da condução e da diversão ao volante.

Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]
Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]
E qual é a sua opinião sobre este 500 tão especial? Preferiria desfilar por aí a bordo de uma edição limitada ou investiria na variante elétrica Abarth 500e? 


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