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Ford Ranger Raptor é a caminhonete média mais rápida do Brasil

Pela primeira vez na história, uma caminhonete Raptor da Ford é vendida no Brasil, sendo a Ranger a escolhida para inaugurar a gama

Ford Ranger Raptor [divulgação]
Ford Ranger Raptor [divulgação]

Complementando a gama de caminhonetes no Brasil, a Ford Ranger Raptor é o último lançamento da marca norte-americana no nosso país. Apesar da promessa de dez novos modelos, a gama de estreias se encerrará faltando um carro. Contudo, a Ranger Raptor promete compensar isso sendo a caminhonete mais rápida do Brasil.

Ela chega importada por R$ 448.600. Para honrar o nome Raptor, ela conta com motor 3.0 V6 biturbo a gasolina. São 397 cv e 59,4 kgfm de torque. Segundo a Ford, ela faz 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. O câmbio é automático de dez marchas, mas com relação diferente da Ranger V6 diesel.

Por conta do conjunto mecânico, a Ford declara 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Um dos pontos que a marca reforçou é que ela é capaz de fazer esse número mesmo na terra. Isso a torna a caminhonete mais rápida à venda no Brasil, superando a Ram Rampage R/T que faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e a Ram 1500 Rebel que chega em 6,4 segundos.

Tecnologia a favor

Ela traz um chassi próprio, mas desenvolvido a partir da base original da Ranger. Na Raptor, há reforços para impactos severos, além de melhorias estruturais na zona do estepe. Ela recebeu nova suspensão Watts Link com mola helicoidal na dianteira com curso 32% maior. Já a traseira tem 18% a mais de curso e construção Double Wishbone reforçada.

Ford Ranger Raptor [divulgação]
Ford Ranger Raptor [divulgação]

Ele traz opção do motorista selecionar os modos normal, sport e baja (o último para off-road, os outros dois para asfalto). Só que o ajuste automático também é feito. Quando a Ranger Raptor salta, entra em modo Jump que enche e enrijece os pistões para absorver impacto. Ou em máxima aceleração, deixa o conjunto mais duro para garantir estabilidade.

A suspensão conta com válvulas ativas Fox que faz 500 ajustes a cada segundo, permitindo uma resposta mais rápida e inteligente. Essa suspensão trabalha com os modos de condução, que trazem os novos Esportivo, Rock Crawl e Baja, além dos anteriormente presentes na Ranger, como Normal, Escorregadio, Lama/Terra e Areia.

Ford Ranger Raptor [divulgação]
Ford Ranger Raptor [divulgação]

O novo sistema de escape conta com válvula ativa que permite que o ronco seja amplificado ou reduzido, de acordo com o gosto do motorista ou do modo de selecionado. Ele tem as opções silencioso, normal, esporte ou baja. Esse último apresenta o ronco mais alto possível e intenso todo tempo, enquanto o esporte só tem som alto em rotações maiores. 

Ela ainda pode ter a direção ajustada em quatro modos diferentes. Em conforto, tem baixa resistência do volante e fica mais leve. Já em normal, se comporta como a Ranger V6 diesel. Há ainda o esporte, com direção mais dura, enquanto a off-road também mantém o peso mais alto, mas tem respostas mais rápidas de reação.

Ela conta ainda com piloto automático off-road que funciona até 32 km/h, maximizando a tração em subidas e descidas para maior controle em terrenos irregulares. Por fim, a Ranger Raptor traz diferencial traseiro e dianteiro blocante, com isso, permite vencer atoleiros de maneira mais fácil.

Ranger parruda

Visualmente, a Ford Ranger Raptor recebe carroceria alargada, com para-lamas mais bojudos e arcos de roda em plástico preto. Na frente, grade frontal com o nome Ford escrito em letras gigantescas marca o estilo da picape e segue a inspiração na F-150 Raptor. Há ainda para-choque de plástico preto mais curto com peito de aço exposto.

Ford Ranger Raptor [divulgação]
Ford Ranger Raptor [divulgação]

Na traseira, ela recebe lanternas escurecidas e novo para-choque. Inclusive, o degrau lateral para acesso à caçamba foi removido. O nome Raptor vem escrito na tampa traseira e em um chamativo adesivo lateral. Há ainda saída dupla de escape e novas rodas de liga-leve 17” pintadas em preto e calçadas em pneus 287/70 R17 AT Continental Grabber

A cabine tem um toque a mais de esportividade, mas segue o acabamento da Limited. Ou seja, há partes macias no painel frontal e nas portas. Na Ranger Raptor, há detalhes em laranja ao redor das saídas de ar e nas costuras dos bancos. Os assentos, inclusive, são mais esportivos e trazem formato tipo concha com encosto fixo.

Ford Ranger Raptor [divulgação]
Ford Ranger Raptor [divulgação]

O volante recebe aro mais grosso e marcador de centro em laranja, além do nome Raptor. Entre os detalhes diferenciados há ainda faróis full-LED Matrix com iluminação adaptativa antiofuscante e ajuste por velocidade. Segundo a Ford, apenas a cabine e o assoalho da caçamba são iguais às das versões regulares da picape.

Com isso, ela agora tem 85 cm de capacidade de imersão, além de ângulo de entrada ampliado para 32° e de saída agora de 27°. Já o ângulo de transposição é de 24°. 

Ford Ranger Raptor [divulgação]
Ford Ranger Raptor [divulgação]

Lista de itens

A lista de itens de série segue o que é aplicado na Limited com pacote, ou seja, central multimídia grande de 12 polegadas e painel de instrumentos com o mesmo porte, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, sistema de câmeras 360° e piloto automático adaptativo.

Há ainda iluminação externa 360°, sistema de som B&O com 8 alto-falantes, comandos customizáveis no teto para personalização, tomada de 120V na caçamba, GPS embutido, e o mesmo pacote ADAS da Limited. A Ranger Raptor será vendida nas cores Laranja Saara (de lançamento), Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina. 

Ford Ranger Raptor [divulgação]
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