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BYD Seagull se chamará Dolphin Mini e pode chegar em fevereiro

Rumores dizem que o elétrico de entrada da BYD será lançado em fevereiro, com vendas em março; no Brasil o Seagull se chamará Dolphin Mini

BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]
BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]

Não dá para negar que o BYD Dolphin está fazendo um tremendo sucesso no mercado brasileiro de carros elétricos. E a montadora de origem chinesa promete uma novidade muito importante para o Brasil: o Seagull. A diferença é que por aqui ele deverá adotar o nome de Dolphin Mini, e pode ser apresentado já em fevereiro.

O Dolphin hoje é um dos elétricos com melhor custo-benefício em nosso país. Custando R$ 149.800, suas vendas são bem expressivas por aqui. O Dolphin Mini deverá ser ainda mais barato, com preço próximo dos R$ 100.000, e também promete vender muito bem.

Elétrico barato da BYD

O Dolphin já tem um posicionamento de preços interessante, mas o Dolphin Mini (chamado de Seagull no exterior) será ainda mais competitivo. Isso porque ele é menor. São 3,78 m de largura, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura. O Dolphin convencional tem 4,12 m (+34 cm), 1,77 m (+6 cm) e 1,57 m (+3 cm), respectivamente.

 

Apesar de um porte mais compacto, ainda assim a distância entre os eixos não é ruim. São 2,50 m, ou seja, quase 8 cm a mais que um Renault Kwid E-Tech, que seria um de seus concorrentes. Em comparação com um Citroën C3, por exemplo, são somente 4 cm a menos.

Conjunto mecânico do Dolphin Mini

O BYD Dolphin Mini contempla uma motorização com potência equivalente a 75 cv, e o torque definido em 13,7 kgfm. Ainda não sabemos qual virá para o Brasil, mas ele possui opção de bateria com 30 kWh e outra com 38,8 kWh. Através do ciclo chinês NEDC, a autonomia declarada é de 305 km para a bateria menor e 405 km para a maior.

BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]
BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]
Contudo, vale relembrar que o Inmetro aplica, desde janeiro de 2023, uma redução de 30% sobre o ciclo de testes EPA na autonomia de modelos elétricos e híbridos plug-in. Por conta disso, certamente o valor divulgado pelo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) será menor que os citados aqui.

Sem economia exagerada

Apesar de ser um carro pensado para ter um preço mais baixo e uma aceitação mais popular, o BYD Dolphin Mini aparenta ter um acabamento digno de carro mais caro, assim como equipamentos refinados para essa categoria. Por dentro, nota-se facilmente a central multimídia de 10,8” e o painel de instrumentos totalmente digital.

BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]
BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]

Quanto vai custar o Dolphin Mini?

Essa informação só pode ser cravada quando o lançamento de fato ocorrer. Entretanto, podemos esperar uma diferença significante em relação ao preço atual do Dolphin (R$ 149.800), para que eles não disputem o mesmo cliente. Sendo assim, uma máxima em torno de R$ 120.000 seria bem viável.

Caso realmente traga um preço animador como esperamos, ele provavelmente desbancará facilmente os concorrentes elétricos mais próximos. Estamos falando de JAC E-JS1 (R$ 126.900), CAOA Chery iCar (R$ 119.990) e Renault Kwid E-Tech (R$ 139.990).

Também é muito importante dizer, porém, que todos esses valores citados aqui ainda desconsideram a volta do imposto de importação para modelos eletrificados. Por conta disso, pode ser que todos os modelos aumentem de forma considerável os seus preços. Ainda não podemos cravar um aumento específico, pois o percentual não é calculado sobre o valor final dos carros.

BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]
BYD Seagull (Dolphin Mini) [divulgação]

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