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5 carros que já saíram de linha, mas ainda compensa comprar

Alguns carros foram descontinuados no mercado por motivos variados, mas isso não fazem com que eles deixem de ser boas opções de compra

Volkswagen Up! Connect 2020 [divulgação]
Volkswagen Up! Connect 2020 [divulgação]

Nem sempre que um carro sai de linha no mercado brasileiro, isso quer dizer que ele passe a ser uma má opção no mercado de usados, ou que então já não é muito adequado para os dias atuais. Muitos carros foram descontinuados por questões de estratégia da montadora ou por um baixo número de vendas, mas ainda valem a pena no cenário automotivo atual. Hoje veremos 5 opções que se enquadram nesse sentido.

Volkswagen Up!

Começaremos justamente por um modelo bastante querido entre os amantes de carros, apesar de pequeno e pertencente a um segmento geralmente não muito amável, que é o de subcompactos. O Volkswagen Up! foi descontinuado no Brasil em abril de 2021.

É verdade que o Up! já não conseguia um número de vendas muito expressivo quando saiu de linha em nosso mercado, e isso se deu ao fato principal de ser muito caro mesmo sendo pequeno. Contudo, o modelo encantava pelo seu excelente conjunto mecânico.

Volkswagen up!
Volkswagen Up! Xtreme [divulgação]
Nas principais versões ele era dotado do motor 1.0 turbo flex de três cilindros em linha, chamado pela Volkswagen de TSI. É justamente esse modelo que vale a pena, por ser bem divertido e gostoso de dirigir. Com motor aspirado o modelo se torna um subcompacto mais comum, ainda que não seja ruim.

Trabalhando em conjunto com a transmissão manual de 5 marchas, essa motorização TSI de até 105 cv e 16,8 kgfm entregava bastante agilidade ao subcompacto, que não era muito pesado. Além desse bom desempenho, chamava atenção também pelo baixo consumo de combustível, mesmo no percurso urbano.

Infelizmente as unidades mais recentes do modelo hoje são extremamente caras no mercado de carros usados, mas ainda trazem uma proposta única entre os concorrentes mais próximos. Para quem não necessita de espaço e quer um carro econômico e muito gostoso de dirigir, fará uma boa escolha com o Volkswagen Up! TSI.

Ford Fusion

Outro modelo que deixa saudades no mercado dos carros brasileiros é o Ford Fusion. Mesmo em seus últimos modelos, o sedã grande ainda trazia um ótimo custo-benefício perante a rivais como Toyota Camry, Honda Accord e até mesmo o Volkswagen Passat.

Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]
Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]
Voltando ao passado, também vale dizer que o Fusion foi o primeiro modelo híbrido vendido oficialmente no mercado brasileiro, chegando por aqui em novembro de 2010. Apesar da tecnologia ainda bem impopular na época, ele já trazia um baixo consumo de combustível, algo que impressionava principalmente pelo porte bem generoso do modelo.

O Ford Fusion Hybrid permaneceu no mercado em suas gerações posteriores, e hoje configura como uma opção não muito cara no mundo dos carros usados. Porém, vale lembrar que pertencia a um segmento de luxo quando zero quilômetro, o que implica em um custo de manutenção alto, mesmo na versão somente a combustão.

Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]
Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]
Completamente recheado de tecnologias voltadas a conforto, comodidade e segurança, o sedã grande da marca americana infelizmente deixou o nosso país em maio de 2020. Isso aconteceu devido, principalmente, à grande ascensão dos SUVs, fazendo com que o segmento de sedãs perdesse quase todo o seu público.

A maioria de suas versões utilizava uma motorização 2.0 turbo à gasolina, a qual era chamada de Ecoboost. Ela entrega ótimos 248 cv e 38 kgfm, trabalhando em conjunto com um câmbio automático convencional de 6 velocidades. A tração geralmente era dianteira, mas a versão mais cara podia receber também uma tração nas quatro rodas.

Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]
Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]
Já no caso da configuração híbrida, o motor era um 2.0 aspirado de clico Atkinson. Contando com 143 cv e 17,8 kgfm, ela recebia o auxílio do motor elétrico de 120 cv e 18 kgfm. Juntos eles forneciam uma potência de 190 cv, mas sem torque total informado. Nesse caso a transmissão é CVT.

Volvo XC40

Na verdade o Volvo XC40 ainda continua sendo vendido no Brasil, mas infelizmente, não da mesma forma que antes. Por aqui restou somente a configuração totalmente elétrica do modelo, que como todos sabem, ainda enfrenta uma má infraestrutura de carregamento e é prejudicada pelo alto custo das baterias.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Contudo, anteriormente a montadora de origem sueca oferecia por aqui também algumas versões com motorização híbrida. Por trazerem também o motor a combustão 1.5 turbo, seu problema de autonomia e recarga eram facilmente resolvidos, ao contrário do XC40 100% elétrico.

Infelizmente essas versões híbridas precisaram sair de linha em dezembro de 2021 por conta do novo programa de emissões de poluentes (Proconve L7) que entraria em vigor em janeiro do ano seguinte. Esse motor ainda não se adequava a essas normas, e atualizá-lo seria muito caro.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Além disso, a Volvo pretende se tornar totalmente elétrica até 2030, inclusive no Brasil. E esse caminho eletrificado fica bem visível em diversas estratégias de mercado da montadora, portanto, é possível que ele saísse de linha naturalmente não muito tempo depois.

Com um bom acabamento, sendo gostoso de dirigir e recheado de equipamentos, o Volvo XC40 Hybrid entrega até 180 cv e 27 kgfm no motor 1.5 turbo. Já a parte elétrica possuía 82 cv e 16,3 kgfm. Juntos contavam com bons 262 cv e 43,3 kgfm, proporcionando um bom desempenho e consumo de combustível.

Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato
Volvo XC40 Inscription [Auto+ / João Brigato

Ford New Fiesta

Coincidentemente, aqui temos outro modelo da Ford que infelizmente deixou o nosso mercado. Quando a fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP) foi fechada, em 2019, o New Fiesta também deixou de ser vendido por aqui, pois por lá era produzido.

É verdade que em seus últimos momentos de vida ele já tinha ficado um pouco defasado em relação a concorrentes mais modernos, sobretudo o Volkswagen Polo. Mas, o New Fiesta é produzido no mercado brasileiro desde 2014, e mesmo essas versões mais antigas valem muito a pena entre os carros usados.

Ford New Fiesta Titanium 2019 (divulgação)
Ford New Fiesta Titanium 2019 (divulgação)

Isso porque o modelo sempre foi bem recheado de equipamentos, trazia um design bem moderno para a época (e relativamente atual até hoje) e possuía um bom conjunto mecânico. O destaque ficava com o propulsor 1.0 Ecoboost turbo à gasolina, de até 125 cv e 17,3 kgfm.

Contudo, infelizmente a Ford cometeu o erro de oferecer esse motor apenas com o bem problemático câmbio automatizado de dupla embreagem, o Powershift. Sendo assim, restava como boa opção, somente o motor 1.6 Sigma flex aspirado, de até 128 cv e 16 kgfm. O câmbio manual tinha 5 marchas.

Também trazendo uma boa lista de equipamentos para a época, sendo bem agradável de dirigir e contando com um consumo rodoviário elogiável, o Ford New Fiesta é mais um dos carros que saíram de linha mas ainda valem a pena. Porém, lembre-se: fuja da transmissão Powershift.

Ford Ka

Se falamos do New Fiesta, vale a pena citar também a última geração do Ford Kam que trazia alguns elementos do irmão mais velho. Ela ficou em linha por mais tempo, e só deixou o nosso mercado quando a montadora de origem americana resolveu encerrar a produção de veículos no Brasil, em 2021.

Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]
Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]
O anúncio foi feito em janeiro de 2021, mas os modelos (o Ka morreu acompanhado do Ka Sedã e do EcoSport) deixaram o configurador oficial da Ford em abril do mesmo ano. O modelo trazia como destaque, o bom consumo de combustível, a boa dirigibilidade e uma lista de equipamentos relativamente agradável.

O Ka também chamava atenção pelo ótimo desempenho na versão de motor 1.5 flex aspirado, não deixando a desejar mesmo quando equipado com a motorização 1.0 flex aspirada. Esta rendia até 85 cv e 10,7 kgfm, enquanto o propulsor maior entregava no máximo 136 cv e 16,1 kgfm.

Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]
Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]
A transmissão mais comum era a manual de 5 marchas, mas versões um pouco mais caras contemplavam uma caixa automática convencional de 6 velocidades, que por sinal, NÃO é a Powershift. O modelo ainda continua trazendo um bom custo-benefício entre os seminovos.

Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]
Ford Ka FreeStyle 2019 [divulgação]

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