Destaque

Citroën C3 Aircross rodou mais de 500.000 km em testes no Brasil

Previsto para ser lançado muito em breve, o Citroën C3 Aircross rodou meio milhão de km em testes no Brasil; SUV terá 7 lugares e motor turbo

GTA VI [divulgação]
GTA VI [divulgação]

Desenvolver um carro novo não é uma tarefa fácil, e por isso as montadoras as vezes passam muito tempo testando os seus carros pelas estradas brasileiras. No caso do Citroën C3 Aircross, que será lançado em breve, foram mais de 500.000 km rodados com os protótipos.

A nova geração do C3 receberá uma variante muito em breve. Previsto para ser lançado ainda nesse final de 2023, o SUV Citroën C3 Aircross passou por um desenvolvimento detalhado em terras da América Latina, incluindo o Brasil e também testes virtuais.

Novo conjunto mecânico

Apesar de carregar o nome C3, o novo modelo da Citroën deve se diferenciar do hatchback em alguns quesitos importantes. Tudo começa pela carroceria, que no Aircross tem um pouco mais de personalidade de um SUV. Outro detalhe é que ele tem disposição para 7 passageiros.

Em relação ao irmão menor, o conjunto mecânico também será exclusivo. O Citroën C3 Aircross terá o propulsor 1.0 T200 turbo flex, que infelizmente o C3 não possui. Já vimos esse conjunto em vários outros modelos do grupo Stellantis, como os Fiat Pulse, Fastback e Strada, e o Peugeot 208.

Ele é capaz de render até 130 cv quando abastecido com etanol e 125 cv com gasolina. Já o torque é de 20,4 kgfm independentemente do combustível utilizado. Junto a esse propulsor, trabalha uma caixa automática do tipo CVT, com uma simulação de 7 marchas.

Citroën C3 Aircross em testes [divulgação]
Citroën C3 Aircross em testes [divulgação]

Detalhes de desenvolvimento

Segundo informado pela Citroën, o trabalho de desenvolvimento do C3 Aircross contou com o apoio de uma equipe com mais de 350 pessoas. Assim eles percorreram mais de 500.000 km em diferentes condições de temperatura, altitude e umidade.

Os testes se iniciam no computador, utilizando softwares que conseguem reproduzir diversas condições de rodagem, como em uma prova real. Após isso esses resultados são aplicados em simuladores modernos para entender o comportamento do veículo testado.

Citroën C3 Aircross em testes [divulgação]
Citroën C3 Aircross em testes [divulgação]
A montadora de origem francesa diz que só nessa etapa do desenvolvimento foram mais de 14 mil horas de simulações em mais de 250 provas. Em seguida são realizados os testes práticos por várias regiões da América do Sul, que servem para validar os procedimentos virtuais já realizados anteriormente.

Vale ressaltar que o C3 Aircross será produzido na planta fabril da montadora em Porto Real, no Rio de Janeiro. Os outros dois únicos modelos de passeio da marca no Brasil também saem de lá, o C4 Cactus e o C3. Mais informações serão reveladas no lançamento do modelo, este que deve ocorrer muito em breve.

Citroën C3 Aircross em testes [divulgação]
Citroën C3 Aircross em testes [divulgação]
Acha que o Citroën C3 Aircross fará sucesso no Brasil? Conte o motivo nos comentários.

>> Citroën C3 passa a ser o carro automático mais barato do Brasil

>> Peugeot e Citroën dão descontos de até R$ 35.000 no mês da Black Friday

>> Quais as diferenças entre o Citroën C3 brasileiro e o europeu?