Destaque

Exeed anuncia SUV Yaoguang para o Brasil. Virá sem a CAOA?

Substituto do TXL, que era um Tiggo 8 mais sofisticado, o novo Exeed Yaoguang fará a estreia da marca no Brasil

Exeed M3X [divulgação]
Exeed Yaoguang [divulgação]

Há tempos a Exeed ensaia sua chegada ao Brasil. Por muito tempo foi conversado com a CAOA sobre a possibilidade de a marca ser controlada pelo grupo brasileiro, tal qual aconteceu com a Chery, mas a marca de luxo virá independente. A própria matriz controlará a Exeed por aqui, que escolheu o Yaoguang como seu primeiro SUV.

Em comunicado oficial enviado ao Auto+, a marca chinesa afirmou que “A Exeed planeja introduzir este modelo [Yaoguang] no mercado brasileiro como um modelo estratégico para acelerar a presença do Exeed na América do Sul”. Ainda não há uma data específica para a estreia, mas o novo SUV recém lançado será oferecido no Brasil.

Antecipado pelo conceito AtlantiX, o Exeed Yaoguang deve mudar de nome para o Brasil, visto que muita gente não conseguirá falar o nome dele por aqui. O modelo é um SUV cupê com visual bem esportivo, dotado de linha de cintura alta, teto baixo e elementos fortes de design.

Exeed M3X [divulgação]
Exeed Yaoguang [divulgação]

Tiggo 8 que não cabem 7

O Yaoguang é a nova introdução da marca chinesa de luxo, que será a segunda nessa categoria no Brasil além da BYD. O Exeed é grande, tanto que tem 4,78 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,67 m de altura. Par o mundo dos brasileiros, significa que o novo modelo da Exeed é 18 cm mais longo que um CAOA Chery Tiggo 8 do qual compartilha plataforma.

Além disso, é 6 cm mais largo e 3 cm mais baixo. Apesar de ter tamanho de SUV de sete lugares, ele leva apenas cinco pessoas por conta da pegada visual mais esportiva. A Exeed o equipou com motor 2.0 TGDi quatro cilindros turbo do Chery Tiggo 8 chinês. São 261 cv e 40,8 kgfm de torque geridos por uma transmissão automática de oito marchas 

Exeed M3X [divulgação]
[divulgação]
A dianteira tem faróis conectados por uma barra preta onde está o nome da marca, mas também duas fileiras de LED, uma dourada e outra branca. A grade frontal é formada por prismas que vão se separando em direção ao meio do carro. Na traseira, lanternas conectadas chamam atenção para os pontos cromados distribuídos em meio às letras do nome Exeed, tal qual fossem estrelas na noite.

>>Carros da BYD e Hyundai terão Fortnite na multimídia

>>Chery prepara SUV elétrico para brigar com BYD e Volvo

>>BYD revela primeiro teaser do seu SUV parrudo elétrico